Manaus, AM – A Praça Duque de Caxias, localizada na avenida São Jorge, entre a rua dos Bancários e a Travessa 21 de Abril, na zona Oeste, está sendo revitalizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). O espaço será entregue no próximo dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira Nacional.
Nesta quinta-feira, 12, o prefeito Arthur Virgílio Neto visitou o canteiro de obras e disse que a praça ganhará novos aparelhos sociais. “Além da revitalização completa, que está sendo feita pela administração direta, o Exército também está cuidando de todos os monumentos cívicos e dos mobiliários. Quem ganha com isso é a cidade de Manaus e, sobretudo, os moradores das proximidades”, destacou.
Ainda segundo o prefeito, após a reforma, a praça contará com uma academia ao ar livre, mesas de concreto para jogos de dama ou xadrez, novo jardim, quadra de esportes e espaço destinado às crianças com playground.
As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e os trabalhos estão concentrados na restauração do pavimento, no recuo da calçada para a construção da baia de ônibus e na preparação das áreas delimitadas para receber novos espaços de arborização e recreio.
Antônio Nelson, que é subsecretário de Obras Públicas da Seminf, explicou que há a previsão de que sejam revitalizadas mais de 60 praças existentes em Manaus, com grandes e pequenas intervenções, por meio do programa “Planeja Manaus”, que teve como projeto piloto a praça Coronel Teixeira, que fica em frente ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). “Essas obras estão recebendo o apoio das emendas parlamentares dos vereadores e algumas já foram iniciadas. Nossa meta é cumprir o cronograma até o final de 2016”, concluiu.
Arborização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) dará início na sexta-feira, 13, ao trabalho de paisagismo na Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como praça do 1º BIS. A expectativa é que sejam plantadas 25 mudas arbóreas e aproximadamente 1.000 ornamentais nos canteiros. Entre as árvores, serão plantadas espécies exóticas e nativas, a exemplo de jutairana, pata-de-vaca, ipê e açaí.
De acordo com a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, os plantios serão feitos na medida em que os canteiros forem liberados pelos operários que atuam na obra, reforçando a área verde e contribuindo para criar um ambiente mais harmônico e humanizado, garantindo, assim, mais qualidade de vida para os moradores da área e frequentadores do logradouro.
A praça
O espaço foi inaugurado em 1970 e ganhou o nome em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. Desde a inauguração, a praça não recebeu nenhuma reforma.
O monumento central em homenagem a Duque de Caxias será mantido e totalmente restaurado. No dia da inauguração, o 1º BIS irá sediar um congresso internacional, reunindo militares de nove países.
Amazonianarede-Semcom