Prefeitura vai entregar mais espaço de lazer em S. Jorge

Prefeitura prepara mais um espaço de lazer, no bairro de S. Jorge
Prefeitura prepara mais um espaço de lazer, no bairro de S. Jorge
Prefeitura prepara mais um espaço de lazer, no bairro de S. Jorge

Manaus, AM – A Praça Duque de Caxias, localizada na avenida São Jorge, entre a rua dos Bancários e a Travessa 21 de Abril, na zona Oeste, está sendo revitalizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). O espaço será entregue no próximo dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira Nacional.

Nesta quinta-feira, 12, o prefeito Arthur Virgílio Neto visitou o canteiro de obras e disse que a praça ganhará novos aparelhos sociais. “Além da revitalização completa, que está sendo feita pela administração direta, o Exército também está cuidando de todos os monumentos cívicos e dos mobiliários. Quem ganha com isso é a cidade de Manaus e, sobretudo, os moradores das proximidades”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, após a reforma, a praça contará com uma academia ao ar livre, mesas de concreto para jogos de dama ou xadrez, novo jardim, quadra de esportes e espaço destinado às crianças com playground.

As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e os trabalhos estão concentrados na restauração do pavimento, no recuo da calçada para a construção da baia de ônibus e na preparação das áreas delimitadas para receber novos espaços de arborização e recreio.

Antônio Nelson, que é subsecretário de Obras Públicas da Seminf, explicou que há a previsão de que sejam revitalizadas mais de 60 praças existentes em Manaus, com grandes e pequenas intervenções, por meio do programa “Planeja Manaus”, que teve como projeto piloto a praça Coronel Teixeira, que fica em frente ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). “Essas obras estão recebendo o apoio das emendas parlamentares dos vereadores e algumas já foram iniciadas. Nossa meta é cumprir o cronograma até o final de 2016”, concluiu.

Arborização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) dará início na sexta-feira, 13, ao trabalho de paisagismo na Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como praça do 1º BIS. A expectativa é que sejam plantadas 25 mudas arbóreas e aproximadamente 1.000 ornamentais nos canteiros. Entre as árvores, serão plantadas espécies exóticas e nativas, a exemplo de jutairana, pata-de-vaca, ipê e açaí.

De acordo com a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, os plantios serão feitos na medida em que os canteiros forem liberados pelos operários que atuam na obra, reforçando a área verde e contribuindo para criar um ambiente mais harmônico e humanizado, garantindo, assim, mais qualidade de vida para os moradores da área e frequentadores do logradouro.

 A praça

O espaço foi inaugurado em 1970 e ganhou o nome em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. Desde a inauguração, a praça não recebeu nenhuma reforma.

O monumento central em homenagem a Duque de Caxias será mantido e totalmente restaurado. No dia da inauguração, o 1º BIS irá sediar um congresso internacional, reunindo militares de nove países.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.