Prefeitura forma a primeira turma de Médicos da Família e Comunidade

15-12semsaA Prefeitura de Manaus certificou, na manhã desta segunda-feira, 15, a primeira turma de Residência em Medicina da Família e Comunidade (MFC). A solenidade ocorreu no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde os novos especialistas apresentaram resultados de suas monografias.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, disse que a prefeitura estava aberta à implantação dos trabalhos apresentados. “Para nós, gestores da saúde, e para o prefeito Arthur Virgílio Neto, é um momento de reconhecimento pelo esforço desses profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está aberta para receber as sugestões dessa formação. Vimos aqui trabalhos que podemos colocar em prática na Atenção Primária”, avaliou, ao destacar que os mesmos trataram do cuidado com a pessoa, da preocupação não só com a doença, mas com o indivíduo, a essência da estratégia Saúde da Família.

Para o coordenador da Comissão de Residência Médica da Semsa, Mauro Magaldi Lins, essa especialidade quebra paradigmas. “Ao contrário da medicina que aprendemos na universidade, focada apenas na doença, esta está centrada no doente como um todo. Isto com certeza irá refletir positivamente no binômio saúde-doença. O ideal, para o futuro, será termos na Atenção Primária mais médicos especialistas em MFC”, ressaltou.

Homero de Miranda Leão adiantou que para os próximos concursos da Semsa, além das vagas para estes especialistas já previstas, será contemplada, também, a carga horária de 40h, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salário.

Sobre o Programa

A Residência em MFC iniciou em 2012, com oito vagas credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Durante dois anos, os residentes se especializam em questões intimamente ligadas a abordagem, diagnóstico e tratamento de pacientes dentro dos programas e estratégias de saúde da família.

As inscrições do processo seletivo para a próxima turma estão abertas até o próximo dia 22. Elas devem ser efetuadas na sala da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário Getúlio Vargas, localizado na rua Santos Dumont, Edifício Luiza Melo, 3o andar, no 218, Centro. Informações: (92) 3305-4708, 8412-3458, 8143-7978 e no site www.netium.com.br/cermam.

Coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cerman), o certame terá prova escrita e análise curricular. Para participar, o candidato deve ter concluído (ou irá finalizar até a matrícula – 11 e 12 de fevereiro de 2015) o curso de graduação em medicina devidamente credenciado pelo Ministério da Educação ou obter a revalidação de diploma seguindo as leis vigentes.

Reportagem: Cleamy Albuquerque

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.