Ventos até 76 km/h causam prejuízos em Manaus neste sábado

As rajadas de vento arrancaram telhados por toda a cidade
As rajadas de vento arrancaram telhados por toda a cidade
As rajadas de vento arrancaram telhados por toda a cidade

O temporal que atingiu Manaus nas primeiras horas deste sábado (29) causou estragos em quase todas as zonas da cidade. Os ventos fortes destelharam casas e tombaram árvores em vários bairros. Além disso, muitos semáforos estão apagados e há falta de energia elétrica desde as 6h em muitas localidades.

Um dos casos ocorreu em uma residência no condomínio Joaquim Ribeiro, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, onde várias telhas voaram, assustando os moradores. “A chuva começou bem antes das 6h, mas o destelhamento só ocorreu a partir desse horário. A chuva alagou a casa e uma das telhas caiu sobre o carro de um vizinho. Tivemos um grande prejuízo”, disse a aposentada Ana Alves, 65.

Já o funcionário público Nonato Santos, 46, informou que na rua Jataizinho, próximo ao postem Atem, com acesso pela avenida Nathan Xavier, bairro Águas Claras, Zona Norte, um telhado inteiro veio abaixo. “Foi a casa de um vizinho, que não estava no imóvel no momento do incidente. O telhado inteiro voou e caiu sobre o muro de outro vizinho, atravessando a rua”.

Nesta casa, além da garagem, algumas telhas da parte superior também foram arrancadas
Nesta casa, além da garagem, algumas telhas da parte superior também foram arrancadas

Segundo estimativas preliminares da Defesa Civil do Município, pelo menos nove ocorrências por conta da chuva já foram registradas nesta manhã. O órgão continua contabilizando os estragos.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a forte tempestade que afetou a capital amazonense “foi provocada por um aglomerado convectivo que se formou sobre a cidade causando fortes chuvas, rajadas de vento e descargas elétricas isoladas”.

A nota acrescenta que “a nebulosidade formou-se rapidamente, entre às 5h e 6h local, quando teve início a precipitação. Durante o evento, que produziu volume de chuva da ordem de 5 mm (registro da estação meteorológica do 1 Disme) a temperatura caiu de 27°C para 22°C, enquanto os dados de ventos registraram rajadas de 76 km/h (EG) e 58 km/h (1º DISME) por volta das 7h local”. EMTEMPO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.