UEA contará com Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro

UEA terá núcleo de estudo Afro-brasileiro

UEA terá núcleo de estudo Afro-brasileiro
UEA terá núcleo de estudo Afro-brasileiro

Amazonas – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aprovou, na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, na primeira reunião de 2016 do Conselho Universitário  (Consuniv), a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab). O projeto foi aprovado, por unanimidade, pelos 28 membros do Conselho, que é composto por professores, alunos e técnicos-administrativos da Universidade.

“É um momento histórico de resgate e cidadania. A gestão da UEA tem se esforçado em apoiar como política pública o fortalecimento da visão e da presença do negro na nossa sociedade. Além do resgate  histórico, há um resgate social envolvido nisso. A UEA tem muito orgulho em fortalecer essa política e fazer parte dela. E o estado do Amazonas não podia estar omisso dentro deste cenário”, disse o presidente do Consuniv e reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

A primeira reunião do Consuniv contou com membros do Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam). “Esse Núcleo vai começar a quebrar o racismo institucional. Não que as portas estejam fechadas, mas o fato de você também não convidar a entrar e não mostrar que é possível, também afasta uma população.

Quantos são os professores negros que você tem dentro da Universidade? Será que ela está representada pela nossa população? Realmente é um ganho a UEA estar abrindo as portas para a população Negra”, ressaltou Arlete Anchieta, coordenadora Fopaam.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da UEA foi uma proposta da Escola Normal Superior (ENS), que coordenará as atividades do Núcleo. A diretora da ENS, Eglê Wanzeler, ressaltou que o local vai contribuir nas questões de preconceitos. ”Significa um avanço enorme em termos de consolidação de uma política que reafirma a presença dos afro-brasileiros no Amazonas, além de estabelecer conexões mais profundas com essas populações, em com termos de conhecimento, sabedoria, cultura e ciência”, acrescentou Wanzeler.

Dentre os 13 pontos de pautas, submetidos no Conselho, três foram retirados de pauta, seis aprovados por unanimidade e quatro foram aprovados com votos contrários e abstenções. A próxima reunião será realizada no dia 13 de junho de 2016.

Amazonianarede-Secom

FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.