Semed abre Processo Seletivo Interno para criar banco de gestores escolares

processo seletivo na Semed
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Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará um Processo Seletivo Interno destinado à composição de Banco de Gestores Escolares para o provimento da função de Diretor nas Unidades de Ensino da rede pública municipal de Manaus.

O edital para a realização do processo de certificação foi publicado na edição 3603 do Diário Oficial do Município, de 6 de março.

A seleção faz parte do Programa Municipal de Certificação e Composição de Banco de Diretores para Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus (Procert) e é destinada a professores e pedagogos efetivos da Semed com experiência de, no mínimo, 3 anos em uma unidade escolar.

O candidato deve ter graduação em Pedagogia e/ou outras licenciaturas; ter disponibilidade de tempo integral para possível empenho da função de diretor Escolar e não ter sofrido nenhum tipo de sanção administrativa  nos últimos dois anos, comprovado pela Comissão Interna junto aos setores competentes da Semed.

A seleção e o Processo de Certificação não se constituem em concurso público e, portanto, não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação na função. Os aprovados irão compor o Banco de Gestores e devem assumir o cargo apenas quando houver vacância.

A partir da criação do Banco de Gestores, só poderá assumir o respectivo cargo aqueles servidores que obtiverem a certificação. Os servidores que já exercem a função não perderão o cargo.

“Só vai assumir o cargo quem tiver o perfil de diretor escolar, quem passar pelo processo.

Quem já está na rede atuando como gestor vai continuar na função”, destacou o presidente do Procert, Ednelson de Souza, destacando, no entanto, que é importante para quem já está como gestor fazer a inscrição e participar do processo e garantir sua qualificação como gestor certificado além de passar pelas formações contínuas.

“Atualmente, não há gestor certificado no quadro da Semed, estamos implantando esta forma de escolha para valorizar aqueles que têm interesse de se tornar gestor e possam comprovar a capacidade para exercer a função”, informou Souza.

O presidente explicou ainda que a ideia de formatar um Banco de gestores na Semed atende a uma necessidade antiga e vem ao encontro do que está sendo praticado em várias cidades brasileiras.

“É necessário que exista um processo estruturado na escolha de diretor, uma vez que essa é uma função primordial para a educação”, justificou. Segundo Souza, a Semed montou uma equipe para ver como a escolha de gestores escolares ocorria no resto do País, tanto na rede municipal quanto na estadual. Ao final, chegou-se ao consenso da certificação e criação do banco de gestores para que a escolha seja a mais qualitativa possível. “Este processo vai democratizar o acesso para quem quiser ser gestor, pois todos poderão participar, exceto os que ainda estão em estagio probatório”, relatou.

As inscrições poderão ser realizadas do dia 23 a 27 de março no site da Semed (semed.manaus.am.gov.br), no link do Procert. O processo está dividido em cinco fases de caráter eliminatório e classificatório: 1ª Fase- Prova Objetiva e Conhecimentos Específicos; 2ª Fase – Avaliação de Perfil; 3ª Fase – Analise de Currículo; 4ª Fase – Programa de Formação e 5ª Fase – Resultado Final com homologação do banco de dados.

A data da prova está marcada para o dia 26 de abril. Os locais e horários das provas serão divulgados no dia 17 de abril também pelo site da Semed.

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