Seduc realiza encontro de escolas e centros de tempo integral de educação

Seduc realiza encontro de escolas e centros de tempo integral de educação

Manaus, AM – O encontro das escolas estaduais de tempo integral ((EETI), dos centros educacionais de tempo integral (Cetis) e das escolas estaduais de educação integral (EEETIs), reuniu gestores, pedagogos, o corpo administrativo e os coordenadores distritais de educação (CDEs) para apresentação dos dados gerais, planos pedagógicos, índice de aprovação, entre outros assuntos.

O local do encontro foi no Ceti Elisa Bessa Freire, Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, na manhã desta terça-feira, 17, e contou com a participação da secretária Executiva Adjunta da Capital, Maria Carneiro de Souza.

Também participaram das atividades o gerente do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Eriberto Façanha. O evento é uma da ação da Seduc, por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe).

Durante o encontro foram apresentados os planos pedagógicos, índice de aprovação, número de funcionários, informações sobre a comunidade escolar, entre outras vivências que uma escola de tempo integral possui, além dos projetos, a forma de trabalho, as boas práticas e ações desenvolvidas. Segundo Eriberto Façanha, o encontro trouxe uma maior interatividade entre os Cetis, EETIs e EEIs.

“Faltava essa interação das escolas de tempo integral. Os gestores observaram que algumas ações não eram desenvolvidas de forma criativa nas suas escolas e podiam, de alguma forma, ser resolvido. Essa ação vem trazendo uma melhoria em função disso, trazendo um indicativo de como as escolas podem resolver os seus problemas”, declarou.

Troca de experiências –

 

A gestora do Ceti Cinthia Régia Gomes do Livramento, Menade Bulcão de Lima, 49, destacou a importância de ter um dia para troca de experiências. “É muito boa essa troca de experiências e eu acredito que deveria acontecer constantemente, porque todas as escolas têm o seu diferencial, fazem de um jeito as atividades culturais, projetos, e cada um com sua identidade”, ressaltou a professora.

 

O coordenador da CDE5, Raimundo Oliveira, 42, falou sobre o encontro e da troca de experiência. “Serve como um fator motivador da melhoria da prática e da busca pela excelência nas rotinas e nas ações desenvolvidas pelos Cetis. Presenciar o que outro gestor faz e idealiza no seu dia a dia implica para o outro uma possibilidade de aprendizado e fortalece as relações entre os gestores, além de construir estratégias de aprendizagem e de gerenciamento de espaços das escolas de tempo integral da melhor maneira possível”, destacou o coordenador Raimundo.

Qualidade pedagógica

 

O coordenador de Abandono Escolar da CDE7, José Augusto Antonaccio de Moraes Júnior, 46, contou o que pensa sobre a troca de experiência entre as escolas de tempo integral. “Esse evento nos dá a oportunidade de vivenciar as experiencias que as escolas vão desenvolvendo com os seus alunos e seus professores. Durante as apresentações a gente percebe que existem dificuldades, mas que com planejamento tem a possibilidade de melhora na qualidade pedagógica dos alunos  nos trabalhos desenvolvidos dentro das escolas”, frisou o coordenador.

 

A secretária Executiva Adjunta da Capital, Maria Carneiro de Souza, afirmou que tem de haver paixão pelo trabalho. “Educação é amor. Você tem que ser exigente e rígido. Das duas apresentações que eu assisti, eu vi as pessoas apresentarem paixão e o que me chamou mais a atenção foi a questão democrática que está sendo construída pelas escolas. A gente percebe que não é uma maquiagem, somente com a participação da comunidade é que se pode transformar a educação de uma forma concreta”, declarou a secretária.

Amazonianarede-Secom

 

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