Seduc inicia a 5ª Semana de educação ambiental e Intercâmbio de Saberes

O evento foi aberto ontem

 

O evento foi aberto ontem
O evento foi aberto ontem

Amazonas – Com o tema “Jovens Transformando o Futuro”, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), deu início, nesta segunda-feira (7), a quinta edição do Intercâmbio de Saberes.

A programação, que segue até o dia 11 de novembro, tem foco na educação ambiental e contará com a participação de 36 estudantes das redes pública estadual e municipal, matriculados em escolas instaladas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

A abertura do intercâmbio aconteceu no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus, e teve como objetivo desafiar os jovens a pensar sobre movimentos de mobilização social em suas comunidades e promover o engajamento para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável, além de discutir a erradicação da pobreza como o maior desafio global, requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Os estudantes que participam do intercâmbio estão matriculados nas escolas públicas estaduais mantidas pelo Governo do Estado, administradas pela Seduc e instaladas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável, sendo elas as escolas estaduais Cíntia Régia (localizada na comunidade Punã, em Uarini);  JW Marriot (comunidade Boa Frente, em Novo Aripuanã); Yamamay (comunidade Uatumã, em Itapiranga); Doutor Thomas Lovejoy (comunidade Tumbira, em Iranduba) e Samsung (comunidade Três Unidos, Manaus). Além dessas unidades de ensino, estudantes da Escola Municipal Vitor Civita, localizada no município de Novo Aripuanã, também farão parte das atividades.

O entusiasmo  dos participantes é grande
O entusiasmo dos participantes é grande

Durante a semana, os estudantes terão acesso a uma ampla programação voltada para a orientação e sensibilização dos alunos de que eles são agentes fundamentais para a proteção do planeta, com medidas ousadas e transformadoras. Temas como “educação ambiental”, “desenvolvimento sustentável” e “educomunicação” serão amplamente discutidos.

A programação, segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, professora Thelma Prado, é voltada para as questões socioambientais dentro das unidades de conservação do Estado.

“O objetivo desse intercâmbio é fortalecer a educação ambiental dentro das unidades de conservação, sensibilizando os estudantes acerca do cuidado que eles precisam ter com o ambiente em que estão inseridos, até para intensificar as ações que estão chegando até essas comunidades, como o empreendedorismo e o trabalho coletivo. A ideia é que os jovens se apropriem do conhecimento que será transmitido a eles e sejam multiplicadores em suas próprias comunidades”, explicou Thelma.

A proposta principal do intercâmbio, segundo a coordenadora do Programa de Educação e Saúde da Fundação Amazonas Sustentável, Nathalia Flores, é promover a troca de saberes entre os estudantes. “

A proposta dessa programação é intercambiar saberes, promover a troca de experiências. Acreditamos que cada aluno em cada uma das escolas localizadas nessas reservas de desenvolvimento sustentável tem as suas peculiares, seus valores e é muito importante reunir esses conhecimentos para formar novos conceitos e novos aprendizados.

Com esse intercâmbio, acreditamos na força dos jovens em transformar, produzir e se mobilizar em prol de algo que possa que possa melhorar a sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal”, afirmou a coordenadora.

Experiência e aprendizado

 Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual da Samsung, Brenda Menezes Rodrigues, 15, o intercâmbio será um momento muito oportuno para fazer questionamentos a respeito dos problemas que afetam a sua comunidade e trocar experiências.

“Participar do intercâmbio surgiu da vontade em querer entender os problemas que afetam as outras comunidades e também trazer questionamentos a respeito da minha comunidade.

A participaçao é feita com alegria
A participaçao é feita com alegria

A intenção é dividir com os outros alunos um pouco do meu conhecimento e também ouvir as opiniões deles, além de apresentar dúvidas e obter respostas”, afirmou a estudante.

Acompanhando os estudantes da Escola Estadual JW Marriot, o professor Nelinho Carvalho de Almeida, também destacou a importância do aprendizado para os jovens. “

O intercâmbio é muito importante para alunos e professores, pois como desenvolvemos atividades em nossa escola voltadas para a preservação da natureza, essa programação vem complementar esse aprendizado, além de promover a troca de conhecimentos entre as diferentes comunidades”, ressaltou o educador.

Amazoianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.