Projeto para a construção de 73 escolas deve ser aprovado até junho

09-05semedManaus – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está prestes a aprovar o perfil do projeto para a construção de mais 73 novas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A expectativa é de que a aprovação ocorra até junho deste ano. O plano já foi aprovado pelo Ministério do Planejamento e após o aval do BID, irá tramitar no Senado Federal. A expectativa é que o processo seja concluído até abril de 2015.

O investimento será de U$ 200 milhões no projeto, sendo U$ 100 milhões do BID e outros U$ 100 milhões de contrapartida da Prefeitura de Manaus. As obras de aproximadamente 40 escolas e creches iniciarão até o final deste ano. Além da infraestrutura, o investimento também abrangerá planos pedagógicos.

O especialista líder em educação do BID, Marcelo Pérez, elogiou o trabalho da Semed durante reunião com representantes da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), no final da tarde desta quinta-feira, 08, na sede da Semed, localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

“Estamos avançando muito bem e definindo os escopos que vamos ter. Vamos manter os três eixos que já tínhamos pensado, que é a infraestrutura através da construção de novas escolas, a aprendizagem com foco em professores e temas como reforço escolar e aceleração das aprendizagens, e, por último, temos o foco em tudo que tem a ver com a gestão e com a avaliação da aprendizagem por parte dos alunos”, declarou Pérez.

Para ele, o projeto trará avanços importantes para a educação e para o município. “Manaus tem uma cobertura muito baixa em creches e pré-escolas e temos uma oportunidade ideal para começar a evoluir com sistemas muito bem estabelecidos. Existe uma excelente possibilidade de superar esse desafio”, completou.

O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, ratificou que a prioridade é diminuir o número de prédios alugados e oferecer uma estrutura adequada para alunos e professores. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 506 escolas, sendo 173 funcionando em prédios alugados.

“Estamos em fase de negociação com o BID, levantando as áreas e terrenos e estabelecendo prioridades. O projeto global são 73 escolas financiadas pelo BID, fora as creches que serão construídas com recursos da prefeitura”, disse.

Michiles afirmou, ainda, que após a aprovação do acordo, prevista para junho deste ano, as obras serão iniciadas. “É fundamental que até a conclusão do contrato já esteja tudo pronto para iniciar as obras, porque a gente começa a contar o período de carência para pagamento desse financiamento. A Prefeitura já vai construindo e recebendo os recursos do banco gradativamente”, complementou.

O secretário também mostrou satisfação quanto à celeridade do projeto. “Estou muito orgulhoso da equipe, fiquei sensibilizado e mais confiante ainda porque o chefe da equipe do BID elogiou muito o trabalho do grupo. Pérez elogiou a dedicação, comprometimento e seriedade com que o trabalho está sendo executado. Isso tem feito com que o BID tenha nos dado um apoio excepcional. Temos trabalhado com verdadeiros parceiros interessados nesse financiamento”, comentou.

O projeto faz parte do Programa de Expansão e Melhoramento Educativo (Proemem). Além da construção dos prédios, o BID vai investir na desapropriação das unidades alugadas, no financiamento dos equipamentos das escolas e em projetos pedagógicos.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Rodemarques Abreu

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.