Programa Saúde na Escola tem adesão de novas instituições de ensino

Programa Saúde na Escola tem adesão de novas instituições de ensino

Manaus, AM A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) assinaram termo de compromisso do Programa Saúde na Escola (PSE), no qual são incorporadas 17 novas instituições de ensino, aumentando assim para 164 o número de escolas atendidas pelo programa.

O termo tem o objetivo de conjugar esforços visando à promoção e atenção à saúde, além da prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos estudantes do programa.

“Essas ações são coordenadas por equipes das duas secretarias. A Semsa disponibiliza equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para operacionalizar as atividades dentro das escolas municipais e estaduais. Nós organizamos a atuação dessas equipes por Distritos de Saúde para que a efetividade das ações seja a mais eficaz possível”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Segundo a coordenadora do programa saúde na escola, da Semsa, Ana Cristina Cruz, dentro das metas  pactuadas foram criadas 12 ações, como o combate ao mosquito aedes aegypti, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS e a promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O programa contempla a participação de instituições estaduais e municipais de ensino. Atualmente, são 119 escolas municipais e 45 escolas estaduais, com 84.711 estudantes beneficiados.

Os recursos financeiros do governo federal devem ser utilizados nos próximos 24 meses, de acordo com a pactuação prevista no termo de compromisso. Cada uma das equipes do PSE é formada por um médico, um enfermeiro e um dentista. Para todas as escolas incluídas no programa existem 148 equipes que estão divididas nos Distritos de Saúde.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.