Prefeitura oferece atendimento odontológico especializado às pessoas com deficiência

18-12pmmA Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas da Zona Norte (CEO-Norte), da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), está realizando atendimento especializado às pessoas com deficiência, adotando todos os procedimentos necessários para a qualidade e atenção à saúde bucal dos pacientes que precisam de um tratamento diferenciado.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto determinou a universalização e acessibilidade à pessoa com deficiência, seja cadeirante, deficiente visual ou auditivo. Todos têm direito a uma boa saúde bucal, não importando se têm ou não alguma deficiência. Estamos buscando diminuir barreiras para um bom atendimento”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A diretora do CEO Norte, Fabíola Abreu, disse que o responsável pelo paciente com deficiência pode ir ao CEO Norte, com o encaminhamento e documentos pessoais em mãos, que imediatamente é agendado pra o tratamento. “Com exceção do tratamento endodôntico, onde há uma triagem mensal, sempre na última sexta-feira útil do mês”, afirmou.

Os principais atendimentos são restaurações, extrações e tratamento periodontal. Atualmente, o CEO possui cirurgião dentista Especialista em Atendimento a Pacientes Especiais.

O CEO Norte realiza cerca de 50 atendimentos por mês. Os pacientes que não permitirem o atendimento odontológico no CEO são avaliados e encaminhados para a atendimento odontológico com Óxido Nitroso no Núcleo de Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência (NAOPE/CEO UEA), fruto de parceria da Semsa com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Após a finalização do tratamento, estes pacientes continuam sendo monitorados, através de consultas periódicas para a manutenção da saúde bucal.

O CEO dispõe de sete cadeiras odontológicas e atende às especialidades de cirurgia oral, cirurgias de lesões com potencial de malignização, biópsias e remoção de dentes inclusos. Para esta especialidade, existem três cirurgiões – dentistas, especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilo Facial. São feitos, aproximadamente, 300 atendimentos por mês.

Na Periodontia ocorre a cirurgia dos tecidos de sustentação do dente (osso, gengiva e periodonto). São dois cirurgiões-dentistas, especialistas na área, com, aproximadamente, 200 atendimentos por mês.

Na Endodontia são realizados tratamento e retratamento de canal, com a atuação de três cirurgiões-dentistas, especialistas em Endodontia (a partir de janeiro serão quatro profissionais). São 120 atendimentos por mês.

Na Odontopediatria são feitas restaurações, extrações e tratamento periodontal em crianças de até cinco anos de idade, que não puderam ser atendidas na Atenção Básica. É feito também tratamento endodôntico em dentes decíduos (tratamento de canal em dentes de leite). Para esta especialidade, dois cirurgiões – dentistas, especialistas em Odontopediatria, realizam os atendimentos. São, aproximadamente, 120 atendimentos por mês. Em breve serão incluídas as Especialidades de Prótese Total e Ortodontia Preventiva.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Rubim Sá está situado na Rua 77, nº 26, Qd. 240, Núcleo 11, Cidade Nova 2, zona Norte da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h, mediante encaminhamento padrão, obrigatoriamente preenchido, carimbado e assinado pelo cirurgião dentista da rede de Atenção Básica, de acordo com a especialidade indicada.

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior
Foto: Rodemarques Abreu

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.