Prefeitura entrega equipamentos tecnológicos que beneficiarão 70 mil alunos

31-07betoA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Editora Positivo, entregou, nesta quinta-feira, 31, equipamentos tecnológicos que vão beneficiar aproximadamente 70 mil alunos da rede municipal de educação. Os equipamentos constituem 41 salas itinerantes do Software Aprimora, com 25 tablets, roteador wireless, notebook, datashow, caixa de som e armário recarregável, cada uma. A cerimônia de entrega foi realizada na Escola Municipal Honorina Vasconcelos, rua 7, São José 2, zona Leste.

Os equipamentos são entregues em um carrinho que facilita o transporte de uma sala para outra. As salas itinerantes foram entregues para 41 escolas que não possuem Telecentro e que são atendidas pelo Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo. Outras 88 escolas municipais que já possuem Telecentro e que são atendidas pelo sistema receberam 10 tablets, cada uma. Ao todo, aproximadamente 2 mil tablets foram distribuídos para 125 unidades de ensino conveniadas com a Positivo.

Para o secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, o Aprimora oferecerá maior interação entre professores e alunos por meio das atividades interativas e multimídias.

“A escola é um local para o aluno vir e aprender e isso está se tornando prazeroso, atraente. Hoje, a criança tem acesso à tecnologia fora da escola, e se a unidade escolar não se atualizar e promover essa integração, nós vamos perder os alunos ou ter alunos desinteressados”.

Michiles avaliou, ainda, o avanço na educação por meio da parceria entre a Semed e a Editora Positiva. “Nós queremos que os estudantes tenham oportunidade de desenvolver sua criatividade aprendendo. Este é um grande avanço que a prefeitura proporcionando. O Sistema Aprende Brasil oferece todo um aparato metodológico, material didático diferenciado, tablets e formação para os professores. Este é um avanço que vai nos permitir atingir nossa meta e o desafio que nos foi lançado”, completou.

Aluno do 4º ano, Thales Giovane Silva Sampaio, 9, aproveitou o tablet para fazer pesquisas sobre dinossauros. “Quando eu crescer, quero ser arqueólogo e por isso estou achando esses tablets muito importantes porque dá pra aprender coisas novas. Já descobri que foi encontrado o maior dinossauro carnívoro no Brasil, batizado de Oxalaia, e ainda quero pesquisar mais coisas”.

A colega de Thales, Vilmara Costa, também de 9 anos, resolveu escrever uma história sobre a ‘felicidade’. “Eu nunca tinha mexido em um tablet e estou gostando muito. A professora pediu para criamos uma história e eu escolhi o tema felicidade. Vou falar sobre esse material que recebemos e o quanto é bom estudar aqui nessa escola”.

Aprimora

O Aprimora oferece uma combinação de atividades interativas e multimídia para os alunos e professores das escolas municipais. O Software do programa incorpora o aluno no processo de ensino, considerando a sala de aula como um lugar de interação, apresentando o texto como unidade de ensino e aprendizagem. Essa tecnologia possibilita que o aluno participe ativamente de sua aprendizagem e oferece subsídios para o aperfeiçoamento das equipes das escolas municipais de Manaus.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Lton Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.