
Manaus, AM – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou na última quinta-feira, 10, uma consulta aos moradores residentes no entorno da rotatória do bairro Santa Etelvina, com a finalidade de obter um diagnóstico da arborização no bairro e convidá-los a participar da ação de plantio de mudas que será realizada na rotatória, encerrando a programação da Semana da Árvore na cidade.
A programação terá início no dia 21/09, com a realização do 1º Seminário de Arborização Urbana da Cidade de Manaus, que terá três dias de duração, no Parque Municipal do Mindu. O plantio será feito com o apoio de moradores do bairro que já utilizam a rotatória para fazer exercícios físicos e solicitaram arborização no local.
No total, serão plantadas 140 árvores de espécies florestais nativas na rotatória. Haverá também a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais para plantio nos quintais das residências. Serão doadas 500 mudas de espécies como mangueira, açaizeiro, graviola, acerola, cacau, jenipapo, ameixa da índia, cupuaçu e tamarindo .
“A consulta aos moradores funciona como uma atividade preparatória para o plantio e é uma forma também de estimular as pessoas a plantarem mudas em suas casas e cuidarem da arborização urbana”, explica a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco.
Durante a entrevista, os moradores são questionados sobre o que pensam da arborização. O trabalho é feito com o apoio da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. A rotatória fica situada na avenida Curaçao, esquina com a rua Sete de Maio.
O plantio acontecerá a partir das 9h. Antes, no Centro Municipal de Educação Infantil Síria Mamed Amed, localizado na rua 22 de Maio, no mesmo bairro, haverá uma palestra sobre o tema “A importância da arborização urbana”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, da Semmas.
Amazonianarede-Semcom