O município busca na educação, melhor qualidade de vida.

Borba, busca na Educação, melhor qualidade de vida
Borba, busca na Educação, melhor qualidade de vida
Borba, busca na Educação, melhor qualidade de vida

Borba, AM – Uma nova estrutura de educação está sendo implantada no município de Borba (distante cerca de 151km de Manaus), hoje com a nova forma de acompanhamento dos alunos tanto da rede municipal quanto estadual, Borba apresenta apenas 5,7% de evasão escolar.

O índice de reprovados chegou a atingir 40% em 2007, segundo as estatísticas da secretaria de educação do município, esse número caiu para 4% de alunos reprovados ou retidos, o rendimento escolar era de 23% de alunos aprovados em 2006 com índice de desistência de 43%, “mais prejuízo do que uma coisa boa” segundo o secretário de educação do município e membro titular do conselho estadual de educação do campo Professor Francisco Ferreira.

Borba é o primeiro município do estado do Amazonas que possui o 2º grau municipal, com detalhe, o aluno do ensino médio municipal sai com dois títulos, o certificado do ensino médio e o de técnico em informática.

O secretário de educação Professor Francisco Ferreira atribui o número positivo à nova forma de empenho, acompanhamento e investimento na educação, já que Borba possui uma estrutura de seis pedagogos, psicólogos, nutricionistas e serviço social. Na área indígena um coordenador é responsável no acompanhamento em cada calha de rio.

Recentemente Borba foi destaque negativo no estado, a Escola Estadual João Ferreira da Fonseca localizada na comunidade do Axinim (distante cerca de quatro horas de barco da sede do município) apresentou um dos piores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, segundo a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) aquela comunidade enfrenta um problema comum que ainda persiste em vários lugares do estado, a falta de professores qualificados para a zona rural dos municípios, de acordo com a secretaria de educação de Borba, é fato de que poucos professores queiram lecionar no interior, mas que aquela localidade terá atenção redobrada para incentivar os 140 alunos a realizarem seus exames e obterem melhor pontuação.

Em Borba, a rede municipal de ensino oferece dois cursos técnicos de registro exclusivamente da secretaria de educação do município em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), [Curso técnico em informática, realizada na escola Dr. Adelino Costa e Dr. Auzier Moreira; e o curso técnico em Floresta realizado na escola Dr. Adelino Costa] ambas integrada ao ensino médio.

Amazonianarede-Ascom-PMB

O secretário anunciou ainda a assinatura de um convênio para receber um Campus do IFAM em Borba, com o objetivo de levar para a zona do campo os cursos técnicos oferecidos pelo instituto, concretizando a educação que inicia com a educação infantil e fundamental, o estado mediando o ensino médio, e por fim o IFAM oferecendo curso técnico complementar. 11 mil alunos estão estudando em escolas da rede municipal e pouco mais de 5 mil em escolas da rede estadual de ensino totalizando cerca de 43% da população de Borba em sala de aula.

O prefeito José Maria Maia “Baía” anunciou a construção de mais três creches que já tiverem seus projetos aprovados e estão em fase de licitação, duas nas localidades de (Axinim e Canumã) respectivamente, e uma no Bairro Bela vista na sede do município, “e com isso agente vai conseguindo expandir mais, procuramos buscar uma visão futurista na parte educacional e que caminha para que possamos colocar nosso povo com educação de base completa com infraestrutura boa e com a satisfação” disse o prefeito.

 

* Colaboração: Claudio Alfon

Assessoria da prefeitura de Borba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.