MEC e Seduc iniciam inscrições para o exame nacional de certificação de jovens e adultos

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O Ministério da Educação (MEC) realizará em todo o território nacional mais uma edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Por meio da avaliação, pessoas com idade igual ou acima de 15 anos, se aprovadas, poderão obter de imediato a certificação de conclusão do ensino fundamental. Com o apoio e parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o exame será aplicado no mês de abril em 20 municípios do Amazonas, incluindo Manaus.

As inscrições para a prova iniciaram nesta quarta-feira (16) e para participar o candidato interessado deverá realizar seu cadastro de forma gratuita até o dia 7 de fevereiro no endereço eletrônico: www.portal.inep.gov.br ou diretamente do link: sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja. No ato da inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos o número de seu RG e CPF.

Na inscrição o candidato informará o endereço de sua residência para onde será enviado posteriormente pelo Ministério da Educação o cartão de confirmação de inscrição constando o local e o horário em que será aplicada sua prova.
De acordo com a Seduc, as provas ser aplicadas no dia 14 de abril em todo o Brasil e no Amazonas contemplará os municípios de Boca do acre, Borba, Carauari, Careiro, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

A avaliação será composta de 120 questões objetivas (de múltipla escolha) sendo 30 questões de matemática, 30 de História e Geografia, 30 de Ciências Naturais e 30 de Língua Portuguesa/Língua Estrangeira/ Artes/Educação Física, além de Redação.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o exame que será aplicado pelo Governo Federal soma-se às demais oportunidades oferecidas pelo Governo do Amazonas, via Seduc, para garantir a certificação de pessoas adultas, tais como o Provão Supletivo que mobilizou mais de dez mil participantes na primeira semana de janeiro deste ano e o Sistema de Avaliação Eletrônica posto viabilizado diariamente pela Seduc em sua sede no bairro do Japiim, zona sul.

A certificação dos candidatos aprovados será viabilizada e emitida pela Seduc. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.