MANAUS – Nesta tarde de domingo de forte calor, com temperatura na casa dos 32 graus,e véspera do aniversário de 347 anos da cidade, todas as zonas de Manaus foram afetadas por uma queda de energia, pouco depois das 13h30.
Houve relatos de falta de energia em diversos bairros de Manaus, como Coroado, Betânia, Ponta Negra, Centro, Santa Etelvina, Alvorada, Novo Aleixo, D. Pedro, Kisssia, Vivenda Verde, Japiim, Tarumã, Parque das Laranjeiras, Chapada, Santo Antônio, Adrianópolis e Hiléia, entre outros. Moradores de Manacapuru também estão sofrendo com o problema. Por volta das 14h15, a energia começou a ser religada em parte da cidade. No entanto, depois das 15h30, novamente houve oscilações em bairros da zona oeste, como o Santo Antônio.
De acordo com o diretor de operação da Eletrobras Amazonas Energia, Paulo Maciel, o problema ocorreu no Linhão Tucuruí-Manaus, que teve uma queda no funcionamento às 13h28. Segundo Maciel, como o problema ocorreu no Linhão, caberá ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) detectar o motivo da queda de energia.
De acordo com a assessoria da Eletrobras, o restabelecimento foi iniciado às 15h15 e a normalização será recomposta gradativamente, com previsão de normalização total para as 16h.
A falta de energia também prejudicou o fornecimento de água em Manaus. As estações de tratamento de água da Ponta do Ismael, na Compensa, e da Ponta das Lajes, no Distrito Industrial, responsáveis por abastecer a maior parte dos bairros da cidade, também ficaram sem energia.
O ‘apagão’ também afetou o serviço de telefonia na cidade. Usuários da operadora Vivo relataram problemas para utilizar o telefone tanto para ligações quanto para utlizar a internet.
amazonianarede-portalacrítica