Jogos Matemáticos reúnem alunos de escolas da Zona Norte

16-11escolaManaus – Aproximadamente 60 alunos de 20 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ 3), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta sexta-feira, 14, do 2° Circuito Educacional de Jogos Matemáticos.

O evento aconteceu na Escola Municipal Engenheiro João Braga, no Manoa.

Além de levar diversão aos estudantes, os jogos são trabalhados como ferramenta pedagógica, que incentivam a concentração, atenção e raciocínio lógico. As atividades foram divididos nas modalidades xadrez, dama, dominó, quarto e rummikub. As medalhas e troféus estavam expostos logo na entrada da unidade de ensino, para incentivar os participantes a dar o melhor durante as partidas.

Segundo a chefe da DDZ Norte, Jane Selma Trindade, o maior vencedor do evento é o aprendizado dos alunos. Durante as atividades, o que parece apenas uma brincadeira, na verdade são ferramentas importantes para estimular o aprendizado.

“Essa atividade tem um fundo pedagógico muito importante. Além de trabalhar com as crianças o raciocínio lógico, trabalhamos a matemática, ciências e português. Então, é uma atividade de matemática, mas que está interligada com as demais disciplinas. Isso ajuda na sala de aula quando o professor vai trabalhar com questões que exigem concentração dos alunos”, disse.

Uma das novidades deste ano foi o quarto. Ele é um jogo de tabuleiro onde o jogador precisa alinhar na vertical, horizontal ou diagonal as peças com características semelhantes. Para isso, é necessário ter estratégias e percepção espacial. A pequena Ingrid, 9, aluna da Escola Municipal José Augusto Roque, venceu o colega de classe João Victor, e se tornou campeã do torneio.

“No quatro, você tem que alinhar peças baixas, altas, peças brancas e pretas e também com buraco e redondo. Eu gosto de jogar o quarto. Eu sempre brinco com o João Victor que é meu vizinho. Eu jogo em casa”, contou a vencedora.

O mais praticado

O xadrez foi a modalidade com maior número de competidores. Concentrados, os alunos observavam atentamente a disposição das peças para aplicar a melhor jogada. Maria Luíza, 10, do 5º ano da Escola Municipal Rubens Sverner, confessa que não gostava do esporte, mas disse que se apaixonou ao começar a praticar.

“Eu aprendi a jogar na escola, por isso sou tão interessada. Eu vim aqui para ganhar um troféu. O xadrez é importante para mim, eu gosto muito. Nem todo dia eu brinco, mas fico com as jogadas na minha mente e sempre que posso jogo online também”, afirmou.

Está foi a segunda fase do Circuito de Jogos Matemáticos, onde os melhores de cada modalidade serão classificados para a fase municipal. Nela, estarão competindo alunos de todas as escolas de Manaus. O evento será no próximo dia 26 de novembro.

Texto: Thiago Botelh
Foto: Lton Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.