Hospital Adriano Jorge será habilitado para realizar transplantes de rim

Hospital Adriano Jorge, vai ser habilitado para realizar transplante de rim

 

Hospital Adriano Jorge, vai ser habilitado para realizar transplante de rim
Hospital Adriano Jorge, vai ser habilitado para realizar transplante de rim

Amazonas – A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) já iniciou os preparativos para habilitar a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) para realização de transplantes de rim. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, participará de reunião nesta terça-feira (26), às 10h, no Ministério da Saúde (MS), para tratar do credenciamento do hospital, para que possa receber recursos para esse fim, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa, segundo ele, é que daqui a três meses seja realizado, na unidade, o primeiro transplante de rim da rede pública de saúde do estado.

A reunião para tratar do assunto será realizada na Coordenação do Sistema Nacional de Transplantes do MS. Uma das exigências para credenciamento da unidade para realização de transplantes de rim é a capacitação dos profissionais do hospital – médicos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

Esse treinamento será realizado pela equipe de Hepato do Hospital Bandeirantes, de São Paulo, responsável por realizar transplantes de rins naquele estado e no Acre. A etapa de capacitação, de acordo com Pedro Elias, deverá ser executada em agosto.

Na avaliação do secretário, pelo fato de a FHAJ já ser credenciada para realizar transplante de fígado, não haverá dificuldade por parte do governo federal para habilitar o novo serviço.

Os transplantes de rim, no Amazonas, são realizados, hoje, pelo Hospital Santa Júlia, da rede privada, unidade credenciada pelo SUS. No ano passado, o hospital realizou 13 cirurgias do tipo.

Desde o início deste ano, a Susam vem preparando o Hospital Adriano Jorge para ser referência no atendimento aos pacientes renais crônicos, com a oferta de hemodiálise e realização de transplantes. Com as adequações feitas na estrutura do hospital, o Adriano Jorge já tem capacidade para receber 97 pacientes para realização de hemodiálise.

A expectativa é que até o final do ano tenha condições de atender 300 pacientes, tornando-se o maior centro de diálise do estado. Além da FHAJ e do Hospital Santa Júlia, a Susam mantém convênio, para o serviço de hemodiálise, com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e mais 03 clínicas privadas.

Agenda em Brasília

 Em Brasília, o secretário Pedro Elias também participa, nesta terça-feira, às 11h, no Palácio do Planalto, do lançamento da segunda fase da pesquisa clínica da vacina brasileira contra equistossomose. Em âmbito mundial, é a primeira vez que uma vacina parasitária, patenteada e desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), produzida com tecnologia brasileira, chega à fase II de estudos clínicos.

Ainda na terça-feira (26), às 14h15, Pedro Elias apresentará palestra no “3º Workshop do Projeto Amazônia Conectada”, evento promovido pelo Exército Brasileiro. O secretário fala sobre os benefícios que o projeto trará para a área da saúde, dentre eles, a expansão do Programa de Telessaúde, do Governo do Estado.

Na quarta-feira (27), de 9h às 18h, Pedro Elias participa da “7ª Assembleia do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Saúde”.  Os principais assuntos em pauta são: Revisão da Portaria que regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento; Revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); e Debate sobre Judicialização da Saúde, com representantes do Conselho Nacional de Justiça.

Servoço

Terça-feira, dia 26

10h – reunião na Coordenação do Sistema Nacional de Transplantes, para tratar da habilitação da Fundação Hospital Adriano Jorge, para realização de transplante de rim. Local: Ministério da Saúde – SAF Sul, trecho 2, bloco F, edifício Premium, torre 2, 1º andar, sl 104.

11h – lançamento da segunda fase da pesquisa clínica da vacina brasileira contra equistossomose. Local: Palácio do Planalto.

14h15 – palestra no “3º Workshop do Projeto Amazônia Conectada”, evento promovido pelo Exército Brasileiro. Tema da palestra: Benefícios do projeto para a área da Saúde. Local: Auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia – avenida do Exército, s/n – QGEx, bloco G, térreo.

Quarta-feira, dia 27

de 9h às 18h – “7ª Assembleia do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Saúde”.  Local: Carlton Hotel – Quadra 05, bloco G, Setor Hoteleiro Sul.

Amazonianarede-Secom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.