Hoje é o ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza H1N1 no Amazonas

Hoje é o ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza H1N1 no Amazonas

Serão  disponibilizadas 200 salas de vacinação distribuídas entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Exército e clínicas particulares

Neste sábado, o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe será realizada  em Manaus e no interior, das 8h às 17h. Na capital serão disponibilizadas 200 salas de vacinação distribuídas entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Exército e clínicas particulares. Só este ano, o Amazonas já registrou 31 mortes causadas pelo vírus H1N1.

De acordo com o informe Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), da Sala Municipal de Vigilância em Saúde, em Manaus, até a última quarta-feira, já haviam sido vacinadas 291.173 pessoas, o equivalente a 63,98% do total estimado pelo Ministério da Saúde (MS), de 455.083.

A meta estabelecida pelo MS é imunizar 90% deste total, o que representa 409.574 pessoas.

Atenção redobrada

Ainda segundo o informe, o grupo das grávidas requer atenção redobrada porque continua sendo o de menor percentual de vacinação, 43%. O grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos também terá intensificação na vacinação porque só foram imunizadas 114.014 das 191.678 crianças que precisam receber a dose.

Em contrapartida, os grupos de professores e idosos registram os maiores números percentuais de imunização, 84,09% e 74,90%,  respectivamente. “É importante que as pessoas que estão nos grupos de risco compareçam aos postos para tomar a vacina. Estamos trabalhando para ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Queremos, no mínimo, 100%, e vamos conseguir antes do prazo estabelecido de 15 dias para que todos estejam imunizados”, aposta o titular da Semsa, Marcelo Magaldi.

Além dos postos de vacinação ofertados pela rede municipal, em Manaus, o supermercado Nova Era vai disponibilizar as unidades dos bairros Flores e Compensas como posto de imunização contra a Influenza A (H1N1).

Cartão de vacina

Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

Municípios

Já no interior, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), serão disponibilizadas 1.352 salas de vacinação distribuídas entre os 61 municípios. No “Dia D”, as imunizações ocorrerão de 8h às 17h, assim como nos dias da semana.

A programação bem como as estratégias de ampliação da vacinação nesse dia é de competência de cada um dos municípios.

Amazoninarede-AC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.