Governo do Amazonas promete com rapidez abrigo para refugiados venezuelanos em Manaus

Governo do Amazonas promete com rapidez abrigo para refugiados venezuelanos em Manaus

A medida está entre ações de secretarias do Estado para indígenas e não-indígenas venezuelanos refugiados em Manaus.

Manaus, AM – Uma iniciativa do Governo do Amazonas deve criar um novo abrigo para refugiados em Manaus nos próximos 30 dias. A medida faz parte de plano de ações integradas firmado nesta sexta-feira (11) por quatro secretarias estaduais e o Alto Comissionariado das Naçãoes Unidas para Refugiados (Acnur).

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Segundo o titular da Secretaria Adjunta de Direitos (Secadj), João Batista, os órgãos firmaram compromissos a fim de contribuir para um tratamento internacional adequado para os refugiados.

Imóvel cedido pela Seduc

“Os índios e não-índios precisam do nosso apoio e já conseguimos avanços. Temos o imóvel cedido pela Seduc, onde vamos construir o abrigo para efetivamente receber os indígenas.

A Sejusc está capitaneando o processo, contando também com os companheiros da Seas, Semasc e Acnur”.

O titular da Secretaria Municpal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Dante Souza, considerou o encontro um avanço do diálogo entre diferentes secretarias estaduais e órgãos municipais.

“Depois desta reunião, vamos começar a dar passos interessantes e importantes para que nós possamos atender melhor os indígenas venezuelanos em situação de vulnerabilidade”, disse.

O plano de ação de cada secretaria será apresentado nos próximos dias, após a realização de uma visita técnica nos espaços que abrigam os refugiados.

Amazoninarede-RAMZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.