Governo do Amazonas realiza cadastramento de artesãos em três municípios

Carteira Nacional do Artesão
Carteira Nacional do Artesão

A Secretaria de Estado do Trabalho do Amazonas (Setrab-AM), por meio do Programa do Artesanato Amazonense e do Programa de Economia Solidária, com apoio das prefeituras de Nhamundá, Barreirinha e Parintins, iniciará Ação de Cadastramento e Emissão da Carteira Nacional do Artesão no período de 14 a 23 de abril.
A ação tem como objetivo identificar as potencialidades artesanais deses municípios, onde os artesãos interessados em solicitar a Carteira Nacional do Artesão passarão por teste de habilidade técnica (pratica). Esse evento também dará a oportunidade de o artesão participar da seleção para expor e comercializar seus produtos na 12ª Mostra do Artesanato que acontece em Parintins no período do Festival Folclórico.

Para os municípios, a ação dará subsídios para as prefeituras realizarem mapeamento em termos de tipologia artesanal e na elaboração de políticas para os setores de turismo, cultura e educação. Com a expedição da Carteira Nacional do Artesão, que tem como principal vantagem o acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), o artesão poderá vender legalmente seu produto para grandes clientes, participar de feiras e eventos locais, nacionais e internacionais, assim como também ter a profissão de artesão reconhecida.

O cadastramento terá início pelo município de Barreirinha nos dias 15 e 16/04, Nhamundá nos dias 17 e 18/04 e Parintins nos dias 19, 20 21, 22 e 23/04. Para o cadastramento do Artesão é necessário: RG, CPF, comprovante de Residência, 1 foto 3 x 4, apresentar 2 peças prontas de matéria prima diferente, produzir uma peça artesanal por matéria prima/Técnica a ser cadastrada em todas as suas fases (Teste de Habilidade Técnica) e cópia colorida do Portfólio dos produtos artesanais.

Para esta ação de cadastramento, a previsão é de atingir a meta de 400 novos cadastros, e selecionar novos artesãos com peças criativas e de qualidade para expor na 12ª Mostra de Artesanato no Festival Folclórico de Parintins em 2014, informa a Secretária da Setrab-AM, Maria Francinete.

Foto: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.