Governador José Melo abre Seminário Internacional de Operações de Selva das Forças Armadas

Governador José Melo, presidie abertura de Seminário Internacional das Forças Armadas
Governador José Melo, presidie abertura de Seminário Internacional das Forças Armadas
Governador José Melo, presidie abertura de Seminário Internacional das Forças Armadas

Amazonas – Com o objetivo de discutir as operações na selva em situações de paz e guerra e a preservação da região amazônica, o Comando Militar da Amazônia (CMA) deu início nesta terça-feira, 17 de novembro, ao 1º Seminário Internacional de Operações de Selva. O governador do Amazonas, José Melo, abriu o evento destacando o papel da atividade militar na proteção das fronteiras nacionais, apoio à preservação da biodiversidade amazônica e nas ações sociais direcionadas a populações ribeirinhas do interior do Estado.

José Melo afirmou que a presença das forças armadas no Amazonas garante a preservação do bioma amazônico, garantindo seu estudo e a possibilidade de desenvolvimento sustentável da região. Ao destacar o apoio às ações sociais e na área de saúde pelas forças militares brasileiras, o governador voltou a defender a participação de efetivo militar no combate ao tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Estado.

“Esse evento vai permitir que as forças armadas tenham acesso a equipamentos modernos que ajudem na vigilância efetiva das nossas riquezas, contribuindo na preservação desse patrimônio genético para estudos científicos e, com isso, gerar emprego e renda para o nosso povo. Tenho esperança de que a gente possa combater de forma efetiva o tráfico de drogas. Que haja um efetivo para as nossas fronteiras para impedir que as drogas cheguem ao Brasil”, disse.

O Comandante Militar da Amazônia, general Theophilo Gaspar de Oliveira, o general do Exército, José Carlos de Nardi, chefe do Estado Maior das Forças Armadas, e o general Sérgio Westphalen, chefe do Estado Maior do Exército, participaram da solenidade de abertura, realizada no Clube do Trabalhador do Sesi, na zona leste de Manaus.

Em sua primeira edição, o Seminário Internacional de Operações de Selva acontece em Manaus até a próxima quinta-feira, 19 de novembro, reunindo militares brasileiros, especialistas e autoridades que atuam na área de segurança pública, além de militares de outros 21 países que compõem o quadro das Nações Amigas. “Estamos aqui apresentando materiais de emprego duplo para situações de paz e guerra. Com a presença de generais do Ministério da Defesa e do alto comando das Forças Armadas para discutir um pouco de operações na selva e preservação ambiental”, frisou o comandante militar da Amazônia.

Indústrias fabricantes e fornecedores de tecnologia e serviços estão expondo as novidades do setor. São novas tecnologias, produtos e equipamentos desenvolvidos para o Exército, Marinha, Força Aérea, Forças Policiais, Forças Especiais, Homeland Security, Law Enforcement e Gestores de Segurança de Empresas. A exposição é aberta ao público.

Além do Exército Brasileiro, estão participando militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, de forças policiais, instituições governamentais, universidades, e empresários. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas também está presente.

Amazonianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.