Gêmeas siamesas do AM recebem alta da UTI após cirurgia complexa de separação

As gêmeas Eliza Vitória e Yasmin Vitória (Foto: Thauann Sales / SES-GO) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/gemeas-siamesas-do-am-recebem-alta-da-uti-apos-cirurgia-complexa-de-separacao/

Irmãs nasceram na maternidade Ana Braga e realizaram o procedimento no Hecad, hospital de referência, em Goiânia

Manaus – As gêmeas do Amazonas que passaram por cirurgia de separação, Yasmin Vitória e Eliza Vitória, de dois meses, receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), em Goiânia. As meninas foram operadas em maio deste ano e, segundo a equipe médica, respondem bem ao pós-operatório.

Yasmin e Eliza nasceram na Maternidade Ana Braga, no dia 9 de abril deste ano, unidas pelo tórax e abdômen. Após receberem todo o suporte médico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foram transferidas para o Hecad, unidade de referência nacional neste tipo de cirurgia.

“A história que a gente estava acompanhando teve um desfecho muito feliz. São histórias como essas que nos motivam cada vez mais e dão o gás necessário para a gente continuar trabalhando, melhorando toda a rede estadual de saúde”, disse o governador Wilson Lima em rede social.

A primeira a deixar a UTI foi Eliza, no último dia 23 de junho. Na última segunda-feira (30/06), foi a vez de Yasmin. As gêmeas seguem em processo de reabilitação fonoaudiológica e fisioterapêutica, com acompanhamento integral.

Recuperação

De acordo com a equipe médica do Hecad, as irmãs apresentam quadro clínico regular e estável, com boa resposta às etapas pós-operatórias. A paciente Eliza está em processo de recuperação da cirurgia, com a ferida cicatrizando progressivamente e sem sinais de infecção. Está fazendo curativos conforme o protocolo do hospital, respondendo bem ao tratamento e já tem condições clínicas para receber alta.

Yasmim ainda está em processo de transição da alimentação por sonda (dieta enteral) para alimentação pela boca (via oral), está reduzindo, aos poucos, o uso de oxigênio suplementar, e ainda precisa de curativos diários.

A mãe das gêmeas, Elizandra Cunha, disse ser muito bom ver as filhas independentes, vivendo separadas. “Agora, estando na enfermaria, é uma grande alegria para mim como mãe. Esse momento foi muito esperado por toda a família e, graças a Deus, deu tudo certo. É muito emocionante. A nossa expectativa agora é voltar para Manaus e, em seguida, para a nossa cidade, Monte Alegre”, disse, emocionada.

Acompanhamento integral

Natural de Monte Alegre (PA), Elizandra da Costa optou por realizar o pré-natal em Manaus, iniciado em novembro de 2024 na Maternidade Nazira Daou, especializada em gestação de alto risco.

Após o nascimento, ocorrido em 9 de abril na Maternidade Ana Braga, as gêmeas foram encaminhadas no dia 12 de abril para a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), onde passaram por uma série de exames. O Governo do Amazonas mobilizou mais de 100 profissionais em diferentes etapas do processo de acompanhamento das gêmeas.

Cirurgia de separação

As irmãs Eliza Vitória e Yasmin Vitória nasceram na maternidade Ana Braga, referência em parto de alto risco, com a condição rara conhecida como tórax-onfalopagia, em que estavam unidas pelo tórax e abdômen. No dia 24 de abril, elas foram transferidas para o Hecad, via Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em UTI aérea do Governo do Amazonas. A cirurgia de separação foi realizada, em 13 de maio. O procedimento durou cerca de cinco horas.

A cirurgia envolveu etapas complexas, como a separação do fígado, órgão que as irmãs compartilhavam, e a reconstrução das estruturas abdominais de cada uma. A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica e simboliza a força do Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de procedimentos de alta complexidade por meio da cooperação entre estados.

amazonianarede
Da Redação Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.