Fumaça negra no 1º dia do conclave para a escolha do papa

Amazonianarede – JB

Vaticano – O primeiro dia do Conclave para a escolha do novo Papa da Igreja Católica terminou sem consenso nesta terça-feira (12), no Vaticano. A fumaça negra foi lançada aos ares pela chaminé instalada da Capela Sistina às 19h42 (15h42 de Brasília). Uma multidão de fiéis aguardava ansiosa e sob chuva pelo anúncio dos 115 cardeais.

A fumaça foi lançada cerca de duas horas depois de iniciado o conclave que vai decidir o futuro papa, tempo um tanto rápido, que pode até levar a crer que os cardeais já tinham a decisão de não eleger o sucessor de Bento XVI logo no primeiro dia de encontro, ou que um nome já poderia ter sido sido apresentado sem que houvesse consenso geral para sua escolha.

A primeira imagem entre as apostas do jornal espanhol El País é a do cardeal Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, seguido de Angelo Scola, de Milão. o ex-discípulo de Bento XVI, arcebispo de Viena Christoph Schönborn e o cardeal Gianfrancisco Ravasi, dirigente dos exercícios espirituais da cúria e do papa.

Já o jornal italiano Corriere della Sera publicou uma reportagem nesta terça-feira afirmando que Scola já teria 50 dos 77 votos necessários para eleger o novo líder da Igreja. Segundo o periódico, durante as reuniões que antecederam o conclave, ele teria saltado de 30 para entre 45 e 50 votos, largando na frente na disputa.

Sem se importar com a chuva, fieis, religiosos e turistas e curiosos das mais diversas nacionalidades lotaram a Praça São Pedro, na frente do Vaticano, à espera da fumaça. Após os rolos de fumaça negra, porém, a multidão rapidamente se dissipou.

Mais cedo, os cardeais já haviam feito juramento de sigilo para o conclave, na simbólica Capela Sistina, na Praça São Pedro, no Vaticano. Pela regra, nada do que ocorrer durante o conclave pode ser revelado. Entoando cânticos gregorianos, eles fizeram o juramento coletivo, pediram as bênçãos divinas e inspiração para a eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.