Em Manaus, Semsa prepara campanha de vacinação contra a gripe

Quase 392 mil doses
Quase 392 mil doses

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está preparando as ações para a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, marcada para o período de 22 de abril a 09 de maio. A principal novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). No ano passado, a campanha atingiu o público infantil, de seis meses a menores de dois anos.

O público-alvo para a campanha é estimado em 391.345 de pessoas em Manaus. Além das crianças, também serão vacinadas pessoas que tenham a partir de 60 anos, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as mulheres gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que durante o período de pré-campanha, de 22 a 25 de abril, a Semsa irá disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde da rede municipal com sala de vacina. Neste mesmo período, os profissionais de saúde estarão vacinando em pontos estratégicos como grandes condomínios com a população alvo, asilos e creches. “No ‘Dia D’ da campanha, dia 26 de abril, serão montados em Manaus 944 postos de vacinação, reunindo 4.104 profissionais de saúde”, destaca Homero de Miranda Leão.

No período de pós-campanha, de 28 de abril a 09 de maio, a população poderá ter acesso à vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão disponibilizadas cerca de 400 mil doses de vacina durante todo o período de campanha.

Prevenção

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é considerada como um problema de saúde pública no Brasil. É uma patologia que pode levar a complicações graves de saúde e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano, a influenza pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar de forma diferente as pessoas. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta), ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Reportagem: Eurivânia Galúcio – Foto: Altemar Alcantara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.