Além de arrecadar alimentos para instituições da capital, o amistoso solidário “Amigos do Romário” x “Amigos do Amadeu Teixeira”, que acontece neste sábado (2), a partir das 16h, no estádio Ismael Benigno (Colina), terá ação realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Por meio de uma ação integrada, o evento terá momentos dedicados a inclusão social.
No domingo (3), é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e a Seped aproveitará o amistoso para adiantar as comemorações.
“Essa iniciativa do Governo do Amazonas tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre o tema, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade”, disse a titular da Seped, Vânia Suely.
Política de inclusão
Para a secretária da Sejel, Janaina Chagas, o esporte é um grande instrumento de inclusão social, por isso, ela acredita que essa ação promovida pelo Governo do Estado, e que também tem como objetivo ajudar crianças de instituições da capital, será um sucesso.
“O esporte nos ensina a comemorar as vitórias, mas também a entender e aceitar as derrotas. Ele dá foco, garra e disciplina. Para as pessoas com deficiência, além de promover a reabilitação, ajuda a melhorar a autoestima e, principalmente, a combater o preconceito.
As pessoas com deficiência são exemplos de superação. O esporte de uma maneira geral é um grande aliado na luta a favor da inclusão social, por isso tenho certeza de que o público irá contribuir para fazer desse amistoso uma festa do amor ao próximo, da solidariedade e da inclusão social”, disse Janaina Chagas.
Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro, o senador Romário acredita que o esporte tem um papel transformador, capaz de combater o preconceito contra as pessoas com deficiência, além de despertar o espírito solidário.
“Estou sempre levantando a bandeira contra o preconceito, por isso, poder participar de um jogo de futebol ao lado de tantos amigos, e ainda ajudar a promover a inclusão social das pessoas com deficiência é uma honra. O esporte tem o poder de unir as pessoas, então, aproveito para convidar todo mundo de Manaus, todos que gostam de futebol, a fazerem parte desse evento solidário”, pontuou o ex-jogador.
Troca de ingressos
Desde esta terça-feira (28), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), localizada na avenida Mario Ypiranga, 1.600, no bairro Adrianópolis, zona sul de Manaus, também é um ponto de troca de ingressos para o amistoso solidário. Quem quiser doar alimentos, pode comparecer a Seped, das 8h às 16h.
Outros pontos de troca de ingressos
As trocas de ingressos poderão ser feitas em três pontos: Vila Olímpica de Manaus, bilheteria do Ginásio Poliesportivo do Amazonas (Amadeu Teixeira) e estádio da Colina, das 9h às 16h30.
Instituições
Todos os alimentos arrecadados serão doados para o Lar Batista Janell Doyle e para os abrigos Moacyr Alves e Monte Salém. As instituições trabalham com crianças em situação de risco de vulnerabilidade.
Times
Gilberto, Válber, Sávio, Ailton, Romarinho e Bebeto são os nomes confirmados no time do senador Romário. Já a equipe de Amadeu Teixeira contará com a presença de Delmo, Sérgio Duarte, Alberto, Branco, Beto e João Rocha. O grupo será comandado por Arthur Teixeira, filho mais novo do eterno Amadeu Teixeira.
Amazoniareede