Deputado diz que pescadores do Amazonas estão à míngua

Deputado Ferraz, diz que pescadores do Amazonas, abandonados pelo Gov. Federal, etsão à mingua

Deputado Ferraz, diz que pescadores do Amazonas, abandonados pelo Gov. Federal, etsão à mingua
Deputado Ferraz, diz que pescadores do Amazonas, abandonados pelo Gov. Federal, estão à míngua

Amazonas – As dificuldades enfrentadas pelos pescadores artesanais (profissionais) no Estado do Amazonas foi tema do discurso do deputado Augusto Ferraz (DEM), nesta quarta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o parlamentar, a categoria está vivendo à míngua, principalmente com após a suspensão do período do Defeso (quando a pesca é proibida), pelo governo federal, em outubro do ano passado, junto com o pagamento do seguro-defeso.

Augusto Ferraz, que recentemente fez uma visita a alguns municípios amazonenses, entre os quais Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), disse ter conversado com vários profissionais da pesca, entre os quais, alguns que estão na atividade há 20 anos e hoje não têm uma canoa de alumínio e nem motor rabeta para se locomover, muito menos apetrechos de pesca.

O deputado garante que a corrupção prejudica o setor e os pecadores
O deputado garante que a corrupção prejudica o setor e os pecadores

O deputado disse que a corrupção implantada no setor prejudicou os verdadeiros profissionais, que vivem exclusivamente da atividade. “Não sei quem foram os beneficiados e nem quero saber; o que sei é que a categoria está vivendo à míngua”, afirmou, questionando o papel da Federação e das Associações de Pescadores no sentido de criar alternativas, visando propiciar oportunidades para esses profissionais e seus familiares, haja vista a categoria ser formada por 90 mil pescadores.

Augusto Ferraz cobrou urgência no recadastramento dos pescadores profissionais para que voltem a receber o Seguro-defeso, pensão de um salário mínimo paga pelo INSS a pescadores artesanais nos períodos de defeso — quando ficam proibidos de pescar em determinadas regiões.

Em aparte, os deputados Adjuto Afonso (PP), Dermilson Chagas (PDT), Orlando Cidade (PTN) e Wanderley Dallas (PMDB) também se pronunciaram sobre o assunto em apoio a Ferraz.

Amazonianarede-Aleam

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.