Corre Campo é o grande campeão dos bumbas do 59º Festival Folclórico do Amazonas

Bumbá Corre Campo o grande campeão da categoria no Festival
Bumbá Corre Campo o grande campeão da categoria no Festival
Bumbá Corre Campo o grande campeão da categoria no Festival

Amazonas – Com o tema “Divina Natureza”, o bumbá Corre Campo foi consagrado campeão da modalidade “Bumbá Master A” do 59º Festival Folclórico do Amazonas, promovido pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus/Manauscult. Em segundo e terceiro colocados ficaram os bois Garanhão e Brilhante, respectivamente.

As apresentações desta modalidade aconteceram no último sábado (11 de julho), na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa) e a apuração dos votos dos jurados ocorreu na tarde desta terça-feira (dia 14) no auditório do mesmo centro cultural.

“Pela primeira vez os bumbás se apresentaram em uma única noite e, com isso, o público teve a oportunidade de observar o quanto o Festival Folclórico do Amazonas está ficando cada vez mais profissional. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vem se empenhando para resgatar, cada vez mais, a tradição deste festival, que é um dos principais patrimônios culturais imateriais do Amazonas”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Rebaixamento

De acordo com o regulamento, por ter ficado em último colocado o bumbá Brilhante será rebaixado para a modalidade “Bumbá Master B”, enquanto o vencedor desta modalidade, o bumbá “Carinhoso” disputará o festival na modalidade Master A no ano que vem.

“Essa vitória é para quem realmente faz o boi. É para a torcida, para os brincantes e para os artistas que ajudam a colocar esse espetáculo na arena. Nossa apresentação foi impecável e o resultado veio agora. Posso falar tranquilamente que somos merecedores desta vitória”, afirmou o presidente do Corre Campo, Alvacir da Silva.

Mais campeões

A categoria outro do Festival Folclórico do Amazonas também já tem os campeões nas modalidades “Quadrilha Cômica”, “Boi Bumbá Regional”, “Cacetinho” e “Ciranda”. De acordo com os jurados, os vencedores das respectivas categorias foram: Quadrilha Pedro e Pedrita, o bumbá regional Brilha Noite, o cacetinho “Baniwa” e o Grupo Folclórico Ciranda Visconde.

Toda a apuração é auditada por um advogado da Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Amazonas (OAB/AM).

O Festival acontece diariamente na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia. As apresentações, que acontecerão até o dia 26 de julho, começam sempre às 20h e são gratuitas.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

Amazonianarede-Secom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.