Autoridades alertam para os perigos das doenças da vazante

30-06rioManaus – O sobe e desce das águas dos rios amazônicos nos períodos da enchente e vazante sempre são motivos de preocupação para as autoridades e populações ribeirinhas, pelos inúmeros problemas que causam.
Na enchente, os problemas ocorrem com a subida das águias, alagando casas, destruindo plantações, desabrigando famílias e outros.

Na vazante, que estamos iniciando agora, s problemas são mais relacionados a saúde e por isso, motivo de muitas preocupações.
As autoridades alertam que o período de seca é propicio ao surgimento de várias doenças, como hepatite, leptospirose, diarreias e outras enfermidades, além dos perigos de ataques de animais peçonhentos.

Atenta a a esses problemas, a Fundação de Medicina Tropical, alerta ainda sobre a possibilidade de surgimento de vírus, bactérias e protozoários podem aparecer nas águas contaminadas e provocar doenças, especialmente nas crianças que naturalmente não as mais atingidas.

A presidente da Fundação de Medina Tropical do Amazonas, Graça Alecrim, alerta para a necessidade da observação de alguns cuidados importantes, como por exemplo a limpeza das casas e quintais após a vazante, mas essa operação deve ser feita com alguns cuidados, como por exemplo, a utilização de luvas, botas e máscaras para proteger de possíveis e eventuais cortes e consequentemente a contaminação.

Com relação a a vazante iniciada recentemente, o nível do Rio Negro, nas orla de Manaus, já baixou mais de 20 centímetros.
Neste período, segundo os infectologistas, as doenças são as mesmas e conhecidas de todas e os cuidados também, deverão ser os mesmos, tomando por base a higiene e limpeza dos locais que foram invadidos pelas águas.

Os poços artesianos que foram ao fundo, deverão passar por análise criteriosa, para quase os técnicos possam diagnosticar se mesmo com uma limpeza ainda terão condições de continuaram funcionando a fornecendo água de qualidade aos usuários e caso haja alguma dúvida sobre a pureza, do líquido a águia deverá passar por um processo de purificação caseira , adicionando duas gotas de água sanitária e cada litro de água e com isso certamente serão evitados muitos males a saúde.

Amazonianarede-Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.