Manaus,AM – As crianças e adolescentes que perambulam pelas de Manaus – seja nos semáforos das principais avenidas fazendo malabarismo, limpando pára-brisas de carros ou vendendo doces e outras produtos – estão sendo alvo de uma ação coordenada entre vários órgãos empenhados na defesa e proteção de seus direitos.
Inicialmente, eles participaram de uma colônia de férias promovida pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejusc) e agora, a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM) entra em cena para fazer o atendimento jurídico das famílias deles.
De acordo com a defensora Caroline Braz, coordenadora do programa de atendimento itinerante da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, serão prestadas assistência e orientação jurídicas nas áreas de Família e Registros Públicos, que incluem, ainda, ações como o divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, inventário e partilha de bens.
Além do atendimento gratuito, os defensores públicos pretendem conscientizar as famílias, em especiais os pais dessas crianças e adolescentes em situação de rua, de que eles devem sair das ruas.
Segundo Caroline Braz, o trabalho começa pela zona Leste de Manaus, nesta segunda (23) e também na terça-feira (24), das 8h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Travessa Getúlio Vargas, número, Colônia Antônia Aleixo.
Amazonianarede-RT