Itamarati decreta emergência e vira 3º município afetado pela cheia no AM

(Foto: Divulgação/Prefeitura Itamarati) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/itamarati-decreta-emergencia-e-vira-3o-municipio-afetado-no-am/

Nível do rio em Itamarati atingiu 21,40 metros, aproximando-se do recorde histórico de 2015

Itamarati – O município de Itamarati (a 983 quilômetros de Manaus) passou a integrar a lista de municípios em emergência no Amazonas devido à cheia dos rios. O município é o terceiro do Amazonas a adotar a medida em 2026, com Eirunepé e Boca do Acre.

O rio em Itamarati atingiu 21,40 metros nesta quinta-feira (19). O nível está a apenas 51 centímetros da maior cota já registrada no município, de 21,91 metros, registrada em 7 de abril de 2015. No mesmo período de 2025, a marcar era de 17,44 metros.

Em Eirunepé, o rio já chegou a 16,57 metros nesta quinta (19). Já em Boca do Acre, o nível marcou 16,39 metros na última segunda-feira (16). Segundo a Defesa Civil do estado, os três municípios registram cotas mais altas que no mesmo período do ano passado.

Atualmente, nove municípios estão em alerta: Lábrea, Canutama, Tapauá, Pauini, Envira, Ipixuna, Guajará, Carauari, Juruá.

Outros 13 estão em atenção: Apuí e Humaitá, no rio Madeira; Tefé, Maraã, Jutaí e Fonte Boa, no Médio Solimões; Amaturá, Tonantins, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte, no Alto Solimões. Já os outros 37 municípios seguem em situação de normalidade.

O monitoramento aponta que as nove calhas de rios do estado estão em processo de enchente. A previsão é de chuvas acima da média nas regiões oeste e centro-sul. A estimativa é de que a cheia atinja 35 municípios, afetando cerca de 173 mil famílias, que significa mais de 690 mil pessoas.

amazonianarede
Da Redação Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.