Zona Norte ganha nova via, ciclovia e iluminação a LED

Zoa Norte, ganhou nova i via e ciclovia
Zoa Norte, ganhou nova i via e ciclovia

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou, nesta sexta-feira (23), a avenida Campos Sales, que interliga os bairros Monte das Oliveiras ao Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus. A via foi ampliada e recebeu infraestrutura completa, incluindo ciclovia e iluminação a LED.

Com quase dois quilômetros, a nova via interliga as avenidas Arquiteto José Henriques Bento, no Monte das Oliveiras, à rua Nossa Senhora de Fátima, no Santa Etelvina. A obra na via foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Aqui a gente vê a qualidade da calçada, meio fio, da drenagem, da sarjeta. Obra para durar e que não faz vergonha a nenhuma cidade rica desse país. É uma homenagem que fazemos ao povo do Santa Etelvina. Se olharmos para cima a gente vê a iluminação a LED que é a coisa mais importante que alguém pode contar para andar e sair de casa para trabalhar com mais segurança”, disse o prefeito.

O prefeito explicou que a construção da via é uma obra importante que vem valorizar uma área importante da cidade. “Aqui já fizemos várias vias. Agora, inauguramos essa avenida que veio dar vida ao Monte das Oliveiras e ao Santa Etelvina. Eu destaco que essa obra reflete muito a nossa vontade de fazer mais por Manaus, uma cidade que completa 346 anos de muito progresso e mostra que não se agacha para esse momento de crise”, afirmou Arthur.

De acordo com o secretário da Seminf, Alexandre Morais, foram seis meses de intensos trabalhos que beneficiaram a comunidade Vista Alegre. “A prefeitura realizou um trabalho grandioso quando decidiu transformar a rua em avenida. Os trabalhos começaram com a ampliação da pista que conta hoje com duas faixas”, destacou Morais.

Entre os principais beneficiados com os serviços na área estão os moradores da comunidade Vista Alegre, localizada no entorno da via. A infraestrutura levada para a nova avenida se estende para as 28 vias perpendiculares da comunidade, entre elas as ruas Vitória, João Pessoa e Espírito Santo.

A reestruturação da comunidade faz parte das ações que a prefeitura vem executando em diversas zonas da cidade. “O Vista Alegre era uma localidade de difícil acesso e nunca havia recebido nenhum tipo de infraestrutura. Estamos entregando não apenas uma nova avenida, mas trazendo melhorias para o entorno”, destacou o secretário Alexandre Morais.

O topógrafo Ivan Cruz, 56, mora na comunidade há mais de 20 anos  e recorda dos tempos em que vivia em meio aos problemas, mas disse que agora tudo faz parte do passado. “Essa via já nos trouxe vários benefícios porque aqui não tínhamos nada. Aqui era só um ramal de barro. Hoje temos ônibus, asfalto, um shopping, então, tudo isso foi um benefício muito grande. Nós, moradores, parabenizamos o prefeito e também toda a comunidade que está aqui de parabéns. Eu acredito que agora tudo ficou para trás. Isso foi só um pesadelo e agora é um sonho realizado”, afirmou.

Infraestrutura

Localizada ao lado do Shopping Via Norte, a avenida Campos Sales recebeu infraestrutura completa e agora conta com rede de drenagem profunda de 9.200 metros e quatro mil metros de calçadas, meio-fio e sarjetas. A via recebeu, também, duas camadas asfáltica, totalizando 3.500 toneladas em toda sua extensão.

Faixas de divisores de pista, linha de bordo, placas verticais indicando orientação de fluxo de trânsito, acesso para cadeirantes e duas faixas de pedestres foram instaladas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

A via também ganhou nova iluminação com a instalação de 50 luminárias de LED, modelo que já conta com mais de dez mil pontos em toda a cidade. Além de embelezar a cidade por ter uma luminosidade mais eficiente, o LED tem menor custo de manutenção e apresenta garantia de dez anos. Enquanto uma lâmpada de vapor de sódio tem vida útil média de aproximadamente 30.000 horas, uma luminária pública de LED possui vida útil superior a 100.000h.

A expectativa é que a nova via seja utilizada também como rota para os ônibus do transporte coletivo. Atualmente, apenas a linha 044 que faz rota do Viver Melhor, no Santa Etelvina, para o Terminal 4, no Jorge Teixeira, zona Leste, utiliza esse caminho.

Ciclovia

Os moradores daquela área ganham, além de infraestrutura, uma nova área de lazer. A via recebe também uma ciclovia de 980 metros de extensão – dividida em duas faixas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a via já nasce arborizada. São 81 mudas de espécies arbóreas – ipê e pau-pretinho -, com cerca de 1,80 metros de altura plantadas no canteiro central que separa a pista de tráfego de veículos da ciclovia.

As mudas foram plantadas com uma distância mínima de oito metros entre uma e outra e em dois anos já estarão formando copa. Além de embelezar, as árvores trarão conforto térmico para pedestres, motoristas e ciclistas.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.