Xadrez: Enxadrista amazonense disputa final do Brasileiro Absoluto

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O enxadrista amazonense, Andrey Marcelo de Souza Neves, 43, foi convocado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) a participar do seleto grupo de 12 jogadores que irão disputar a final do 79º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. A competição ocorre a partir desta segunda-feira (25) e segue até a próxima quarta-feira (6 de março), na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul. Essa é a primeira vez que um competidor amazonense participa desta modalidade de competição.

“Estou indo para arrebentar”, promete o atleta, que recebe apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

No Brasileiro de Xadrez serão disputadas 12 rodadas, uma por dia, sem divisão de categoria. Esse sistema, segundo Andrey, torna a disputa muito mais difícil e acirrada. “Nesse sistema de 12 jogadores é a primeira vez que participo e julgo ser mais difícil, pois como todos jogam contra todos, o processo de apuração até chegar ao campeão é mais eficaz e duro. É necessário muita atenção e dedicação”, considerou o enxadrista.

Praticante do esporte desde os 13 anos, o atleta divide o tabuleiro de xadrez com a cadeira de professor de Filosofia. Cinco vezes campeão absoluto amazonense, Andrey participou de dois campeonatos mundiais e esta é a terceira final brasileira da qual participa, a primeira foi em 1999 e a segunda em 2003, quando o regime ainda era de 30 jogadores.

Nervoso por encarar o novo sistema, o enxadrista aposta no treinamento intensivo para voltar a Manaus com o título na bagagem.

“Perto de competições importantes como está o treinamento tem que ser intensivo. Treino cerca de quatro horas por dia durante um mês. É bem difícil conciliar a vida de professor com a de enxadrista, mas amo as duas coisas e por elas arrumo um tempo. Além disso, com o apoio da Prefeitura de Manaus me sinto muito mais motivado como competidor, pois muitas vezes temos que tirar do próprio bolso para ir a eventos”, declarou Andrey, que embarca para Montenegro neste domingo (24).

(FOTO: Winnetou Almeida/ Semdej) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.