Vírus da febre chicungunya será combatido por ação conjunta Governo-Prefeitura

20-07mosquitoManaus – Doença viral semelhante à Dengue e transmitida pelo mesmo mosquito – o Aedes Aegypti – a febre chicungunya, que já atinge 17 países do Caribe e pode chegar ao Brasil, por meio de pessoas infectadas durante viagens a essa região, deverá enfrentada, caso chegue por aqui, por uma ação conjunta na área de saúde pública, pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Angélica Tavares, as autoridades do setor já elaboram um plano e contingência, que está em fase de finalização, visando preparar as unidades de saúde municipais e estaduais, capacitando equipes que serão responsáveis pelos diagnósticos da doença e atendimento aos pacientes.

O secretário municipal da Saúde, Homero de Miranda Leão, tranquiliza a população em relação às características da febre chicungunya, e explica que é raro o surgimento de complicações graves que possam levar à morte, como no caso da dengue hemorrágica. Segundo o médico, embora o paciente sofra até por meses de dor muscular, dores nas articulações, erupções na pele e conjuntivite, após a fase aguda, a febre desaparece.

Para Angélica Tavares, a dificilmente a chicungunya não chegará ao Brasil. “Por isso”, disse ela, “é preciso preparar o sistema de saúde e manter vigilância permanente, para bloquear a transmissão!”, afirma.

Amazonianarede – Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.