Vazante deixa Alto Rio Negro sem alimentos e combustíveis, diz Vicente Lopes

Discurso de Vicente Lopes, foca na vazante no alto Rio Negro

 

Discurso de Vicente Lopes, foca na vazante no alto Rio Negro
Discurso de Vicente Lopes, foca na vazante no alto Rio Negro

Preocupado com as populações que vivem nos municípios situados na cala do Rio, que sofrem com a vazante, o deputado Vicente Lopes, ocupou a tribuna da Assembleia legislativa do Estado, para chamar a atenção do Governo, sobre a problemática na rgião do \Rio  Negr, especialmente a região conhecida como alto Rio Negro.

No  pronunciamento,   o parlamentar chamou a atenção sobre o problema de abastecimento que vem afetando os municípios de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus) e Santa Izabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus), ambas localizadas no Alto Rio Negro.

Segundo o parlamentar, a vazante do Rio Negro tem dificultado o acesso às cidades localizadas naquela região, o que tem levado ao desabastecimento, e elevação dos preços, de produtos alimentícios e combustíveis.

“Talvez pela primeira vez na história, no mês de fevereiro, o Rio Negro encontre-se ainda em processo de vazante, o que faz com que os municípios da calha do Rio Negro estejam à beira de um colapso, por conta da questão do abastecimento, uma vez que o transporte de todos os produtos é feito por barcos. Em São Gabriel, o porto de Camanaus, que fica a 24 km da cidade, está completamente sem condições de acesso, o que impossibilita a chegada de todos os insumos para a sobrevivência daquelas pessoas”, contou.

A vazante no alto Rio Nego, causa problemas à população da região
A vazante no alto Rio Nego, causa problemas à população da região

O parlamentar também alertou para o perigo de falta de energia elétrica na região, visto que as cidades são abastecidas por termoelétricas, e destacou a necessidade de medidas urgentes por parte da Defesa Civil do Estado para evitar o agravamento da situação vivenciada pela população da área.

“Imaginem os senhores o que pode acontecer caso o Governo do Estado, através da Defesa Civil, não monte, de imediato, uma estrutura para socorrer os municípios, principalmente São Gabriel e Santa Izabel. Então, quero fazer este apelo para que levem ao Governador a necessidade de deslocar a Defesa Civil para apoiar a população daquela área”, finalizou.

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.