Rio – Vasco e Botafogo iniciam a decisão do Campeonato Carioca neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Glorioso eliminou o Fluminense nas semifinais com um triunfo por 1 a 0, enquanto o Cruz-Maltino despachou o Flamengo por 2 a 0. Os dois times repetem a final do ano passado, vencida pelos vascaínos.
Apesar de o Vasco ter levado a melhor contra o Botafogo em 2015, as duas partes entendem que não existe favoritismo no duelo desse domingo. Eles também descartam ligações entre as duas decisões.
“A maioria dos jogadores que esteve presente naquela final não vai estar em campo nesse jogo. Os dois times, inclusive, têm outros treinadores e uma outra realidade. O importante é que todos entendam que a tendência é existir um equilíbrio muito grande.
São times que estão nesta decisão por méritos e merecem ser respeitados. Portanto, o Vasco não vê ligações entre as duas decisões, salvo serem as mesmas camisas”, disse o zagueiro vascaíno Luan.
O meia botafoguense Gegê concorda. “São momentos diferentes, times diferentes e uma nova possibilidade. O Botafogo espera que uma nova história possa ser escrita neste domingo, pois queremos muito esse título”, disse o jogador.
Equilibrada
Os botafoguenses, por sinal, esperam uma partida equilibrada. “O Vasco montou um grande time ao longo do ano passado e conseguiu manter a base. O Botafogo montou um novo time para agora e os jogadores estão conseguindo responder rapidamente dentro de campo. Por isso mesmo que está nesta decisão. Portanto, vamos trabalhar com a expectativa de uma final marcada pelo equilíbrio, pois qualquer coisa pode acontecer em um clássico desse porte”, disse o volante Bruno Silva.
Também esperando equilíbrio, os vascaínos, porém, querem pressionar desde o começo. “Assim como no ano passado, se ganharmos o primeiro jogo vamos aumentar muito a nossa possibilidade de conquistar o título, já que é um duelo muito equilibrado. Portanto, temos que ter uma postura ofensiva e buscar a vitória de qualquer maneira e vai coma formação titular inteira” disse o lateral-direito vascaíno Madson.
Formação
Em termos de escalação, o Vasco não tem problemas na sua formação titular e vai manter a base que eliminou o Flamengo na semana passada. Por conta de uma torção no tornozelo direito, o atacante reserva Thalles é dúvida.
Pelo lado do Botafogo, a zaga é a preocupação, já que os titulares do setor ficarão de fora. O argentino Joel Carli cumpre suspensão por ter sido expulso na vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense nas semifinais. Já Emerson Santos está vetado por conta de uma lesão na coxa direita. Assim, Renan Fonseca e Emerson Silva formarão o setor. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo dia 8 de maio e nenhum dos times têm a vantagem de jogar por dois empates.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de maio de 2016 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê e Leandrinho; Juan Salgueiro e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes
VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Duvir Riascos
Técnico: Jorginho
Amzonianarede-Gazeta Esportiva