Vacina contra dengue ainda não está no SUS, mas já tem no comércio

A vacina contra a dengue, já está no comércio especializado de Manaus

 

A vacina contra a dengue, já está no comércio especializado de Manaus
A vacina contra a dengue, já está no comércio especializado de Manaus

Amazonas – A vacina contra a dengue já chegou a Manaus. Ela ainda não está disponibilizada  no SUS, no Brasil, mas já poder ser encontrada no comércio. Após sete meses  registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil.

Para o infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, o produto é um avanço, considerando que o Brasil vivencia há muitos anos um grande problema de saúde pública devido ao vírus da dengue.

O preço da vacina vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado. O valor foi determinado pelo Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O preço estipulado é o que será pago ao fabricante por clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado do consumidor final.

“Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas tem taxa de aplicação, tem tributação da clínica, tem que pagar sua estrutura. Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final”, explicou Kfouri.

O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos, deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue.

Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.

Para Kfouri, a eficácia da vacina é satisfatória e segue o padrão de vacina como a contra varicela e contra o rotavírus, que evitam completamente cerca de 60% dos casos das doenças, mas tem um impacto maior na redução de casos graves, que poderiam levar a hospitalizações e à morte.

Em 2016, até 11 de junho, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram dengue em todo o país e 318 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo vírus.

Amazonianarede-EBC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.