Usinas termelétricas de Manaus começam a ser monitoradas em tempo real

Usina

 

Usina
Usina Termelétrica Mauá, Manaus

Manaus, AM – A visualização em tempo real da geração de todas as usinas termelétricas (UTE) em operação e do estoque de combustível de cada UTE, além da verificação de dados para estimar o valor de reembolso estratificado por UTE, sendo este último nunca antes realizado pela empresa começaram a ser monitorados nessa sexta-feira (09), pela Eletrobras Distribuição Amazonas, com a inauguração da sala de operação do Sistema de Coleta de Dados Operacionais da Geração – SCD.

O evento foi realizado na Sede II da empresa, localizado na Avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus, e contou com a participação do diretor de Distribuição da Eletrobras, Luiz Henrique Hamann e toda a diretora da distribuidora. Todo o investimento da implantação do sistema foi de cerca de R$ 58 milhões.

De acordo com a concessionária, em questões de planejamento, há possibilidade de visualização em tempo real da geração líquida e do balanço de fases de combustível de todas as UTEs em operação, para embasar a análise e ações de combate às perdas de energia elétrica.

No que diz respeito à Transparência, a introdução da sala de operação do SCD viabilizará a visualização em tempo real da situação operacional e da utilização de combustível para fins de fiscalização on-line pelos órgãos de regulação e controle, além da visualização de gráficos de despacho de energia líquida atuais e fornecidas para fins de fiscalização ou estudo de viabilidades estratégicas gerenciais via internet de qualquer lugar do Brasil.

De acordo com o Gerente da área de Gestão dos Recursos da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC, Renato Luzzani, este momento marca a introdução de uma eficiente ferramenta de gerenciamento, planejamento e transparência na condução da administração da empresa. “O Amazonas é um sistema de isolado no fornecimento de energia elétrica, e antes para compartilhar as informações necessárias das UTEs, muitas vezes o responsável tinha que se deslocar de lancha até um município mais próximo, baixar as informações e repassar por e-mail.

Agora as informações ganharam eficiência, já que são transmitidas em tempo real. Inicialmente o projeto  está concluído em 60 localidades do Amazonas e, muito em breve, estará disponível também para outras localidades”, explicou.

Para o diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas, Antonio Paiva, este sistema permitirá resolver problemas com mais rapidez. “Essa implantação  trouxe um grande avanço a gestão do Eletrobras Amazonas no interior.

Compartihamento online

A partir deste momento, o centro de operação passará a acompanhar online a situação elétrica dos alimentadores, bem como o desempenho das UTEs do interior do estado. Esse monitoramento permitirá a tomada de ações imediatas tão logo sejam detectadas as possíveis falhas. Isso  eliminará as eventuais glosas no recebimento dos valores da CCC”, afirmou Paiva.

Para o diretor de Operação do Interior José Rocha, esta inauguração se tornou mais uma ferramenta estratégica. “Agora podemos visualizar em tempo real a potência injetada dos alimentadores, combustível e vários outros recursos que darão mais agilidade e qualidade no fornecimento de energia no interior”, comemorou.

O diretor de Distribuição da Eletrobras, Luiz Henrique Hamann, parabenizou a área de Gestão dos Recursos da Conta de Consumo de Combustíveis pela criação e implementação do SCD.

 “Esta empresa tem um histórico de fatores positivo, onde gerar energia no interior do Amazonas não é tarefa fácil, assim como as dificuldades para operar e manter a qualidade sendo um sistema isolado. Estamos dando passos largos e vamos trabalhar ainda mais na busca da melhoria contínua”, disse Hamann.

Amaonianarede-Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.