Unidades Móveis de Saúde atendem em cinco bairros a partir desta segunda

Unidades móveis de Saúde, espalham atendimento pelos bairros
Unidades móveis de Saúde, espalham atendimento pelos bairros

Manaus – Cinco bairros de Manaus iniciam atendimento de saúde gratuito, a partir desta segunda-feira (3). São Unidades Móveis de Saúde da Mulher, Odontológica e Médico-laboratorial do Programa Saúde Manaus Itinerante. As unidades móveis de Saúde da Mulher estarão até o dia 7 de agosto no bairro Petrópolis, na Rua Campo Grande, próxima à Unidade Básica de Saúde S-42, e no Parque das Nações, na Rua Argentina com Rua Áustria, ao lado da Escola Municipal Hahnemann Bacelar.

As unidades odontológicas e médico-laboratoriais estarão no bairro Terra Nova 2 até o dia 21 de agosto, na Rua Itapemirim, em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças e outras unidades ficarão também até o dia 28 e 26 de agosto, respectivamente no bairro Nova Vitória, na Rua da Raquete, em frente à Associação dos Moradores do bairro. No Parque São Pedro, a unidade médico-laboratorial e odontológica estarão a partir do dia 5 até o dia 28 de agosto na Rua Santa Inês, esquina com Rua São Marcos, em frente à Igreja Batista.

As “carretas” disponibilizam para a população exames de mamografia e ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas), atendimento odontológico ambulatorial e permitem acesso a consultas com clínico geral e pediatra, exames preventivos (papanicolau), serviços de coleta de material de exames laboratoriais, de imunização e de farmácia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a programação das unidades é elaborada para atender todos os bairros periféricos de Manaus, tornando a saúde mais próxima da população. “Somente a Unidade Móvel Saúde da Mulher oferece 40 mamografias por dia, em cada uma das quatro carretas, e 50 ultrassonografias. Mulheres acima de 40 anos nem precisam de requisição.

O prefeito Arthur Neto determinou que todas as equipes ajudem na conscientização da importância da realização destes exames oferecidos nas unidades móveis, para a prevenção de doenças tanto em crianças, como em mulheres, homens e idosos, para que as pessoas tenham uma vida saudável e com mais qualidade”, ressaltou.

O gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, alerta para que os pacientes que agendarem atendimento, principalmente pelo Sistema de Regulação (Sisreg), não faltem para a realização do exame ou da consulta.

“Na semana passada, uma das unidades móveis fez o agendamento pelo Sisreg de 30 pacientes para o período da tarde, mas somente sete pacientes compareceram. É importante que o paciente tenha consciência da importância de comparecer na data agendada para não tirar a vaga de outra pessoa que precisa também”, reforça William Terra.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.