
Manaus – Um grande público compareceu ho0je pela manhã ao coplexo turístico da Ponta Negra para assistir aos desfie das Forças Aradas, em comemoração da Independência do Brasil comemorada neste dia..De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, Guilherme Theophilo, 70 mil pessoas acompanharam o desfile.
A celebração cívica iniciou às 8h com a banda de música do CMA, seguida do pavilhão de bandeiras históricas e dos 26 estados e Distrito Federal.
Representantes da Maçonaria e 50 famílias indígenas de várias etnias da comunidade Beija Flor, no município Rio Preto da Eva, atletas de alto rendimento e para-atletas do Amazonas também desfilaram
Paraquedistas abriram o desfile, enquanto o hino nacional era cantado na lingua indigena nheengatu. Desfilaram os grupamentos do Exército, Força Aérea, Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Grupos das ‘forças amigas’, como os representantes da Maçonaria, atletas de alto rendimento e para-atletas do Amazonas, assim como 50 famílias indígenas de várias etnias da comunidade Beija Flor, no município Rio Preto da Eva, também participaram do momento cívico.

O desfile motorizado militar, que expõe os veículos terrestres e navais tripulados das Forças Armadas, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, chamou atenção do público. A mascote do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), onça Shitara – que até o início do mês estava se recuperando de uma doença – participou do desfile.
Crise
A novidade foi que este ano, a festa cívica não houve o houve desfile de aeronaves, no céu ade Manaus, como medida de economia.. A crise foi o motivo do cancelamento do tradicional e esperado desfile aéreo, segundo o general Theophilo. “Estamos com problema de economia de combustível em todo o Brasil, infelizmente não pudemos desfilar com as aeronaves. Até o avião civil que lançou os paraquedistas foi uma aeronave contratada pelo Comando Militar da Amazônia”, explicou.
Os militares, gostaram do local do desfile na Ponta Negra, eleita pelos militares como e o local apropriado pelo esse tipo de evento.

As varandas dos prédios da Ponta Negra, estavam enfeitas de verde a amarelo, aas cores brasileiras, numa alusão a data e mostrando que o povo deve ter civismo em todos os momento, mostrando seu amor a Pátria.Alias, o Exercito resolveu fazer um concurso e premiará a varanda mais bonita, com os enfeites.
Terminando o desfile, que durou pouco mais de uma hora, uma grande parte da plateia, que prestigiou a grandiosa festa cívica promovida pelas Forças Armadas, resolveu matar o forte calor, por isso, muita gente permaneceu mais algumas horas na Ponta Negra para se refrescar nas águas do Rio Negro.

Amazoninanarede