A Comissão vem com a proposta de discutir todas as políticas dessa comunidade
Visando deliberar, constituir e implementar ideais de acessibilidade para os surdos no ensino superior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instituiu, nesta terça-feira (01/09), a Comissão de Políticas para Pessoas Surdas (COPPS).
O objetivo é demarcar e estabelecer políticas institucionais de acesso, permanência e linguísticas para alunos, professores, bem como a comunidade surda em geral, nas ações da Instituição.
Libras
Reconhecida como um sistema linguístico de natureza visual-motora e estrutura gramatical própria, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é oficializada na Lei N°10.436/2002 que trouxe visibilidade e reconhecimento para essa língua.
A partir da sanção da Lei, foram criadas diversas outras e decretos de amparo fundamental, como o Decreto Nº 5.626 que traz diretrizes de acesso à educação, saúde e o papel do Poder Público.
Proposta da Comissão
A Comissão vem com a proposta de discutir todas as políticas dessa comunidade desde o ingresso na universidade, até a permanência, tradução, interpretação e elaboração de materiais acadêmicos e informativos, assim como apoio aos docentes e discentes.
“É uma luta de longa data dos profissionais da área de Libras e que agora conquistamos. A Comissão tem muitos objetivos a atender e a proposta é de organizar essas políticas linguísticas e alinhar o trabalho com o que já é desempenhado na Universidade”, disse o professor da UEA e presidente da Comissão, Marcos Roberto dos Santos.
Ele destaca, entre alguns objetivos, oferecer acessibilidade não somente dentro da sala de aula, mas em transmissões ao vivo, reuniões administrativas, notícias institucionais, além de discutir estratégias diferenciadas de avaliação para surdos.
Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, a Comissão representa um grande avanço para as políticas inclusivas já existentes na UEA e que serão melhores planejadas e executadas por professores com formação na área.
* Com informações da assessoria
@amazonianarede
Leia mais: