Tudo pronto para o Carnailha em Parintins

Amazonianarede – Jornal da Ilha

Parintins – Todos os segmentos envolvidos no Carnailha 2011 estão com seus cronogramas de trabalho definidos para a festa carnavalesca. A Polícia Militar terá cerca de 90 homens atuando durante os três dias de festa. Conforme o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Parintins, Major Túlio de Freitas, os policiais darão atenção especial para avenida e a Praça dos Bois.

Viaturas e motos também serão disponibilizadas para a segurança dos brincantes. Já o Batalhão do Corpo de Bombeiros trabalhará com um efetivo de 18 homens diariamente. Uma viatura de combate a incêndio, uma moto e uma unidade de resgate estarão funcionando para dar assistência aos brincantes.

O subtenente Amorim destaca que uma viatura do corpo de bombeiros fará o acompanhamento das alegorias até a avenida do samba para prestar ajuda, caso haja algum tipo de acidente durante o translado.

As secretarias municipais estão diretamente envolvidas no Carnailha. A Secretaria de Obras está concluindo a construção da estrutura que será utilizada durante a festa carnavalesca.

Na ação estão envolvidas mais de cem pessoas que atuam direta e indiretamente nos trabalhos que envolvem infra-estrutura, limpeza e embelezamento da cidade.

Apenas na parte de embelezamento foram investidos mais de 400 mil reais. São 182 metros de passarela, sete arquibancadas simples, uma arquibancada especial e cinco módulos de camarotes.

A Secretaria de Terras vai afixar mais de trinta barracas ao redor da Avenida do Samba, que servirão para vendas de tururis dos blocos, bem como, artesanatos, guloseimas, entre outros produtos.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde disponibilizará dez profissionais que estarão apostos todas as noites, além da logística de ambulância e outros equipamentos necessários aos casos emergenciais. Os atendimentos se concentrarão no centro de saúde Dom Arcângelo Cérqua, no Bumbódromo.

AÇÃO SOCIAL

Na ação social, a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com diversos segmentos e instituições que trabalham com a proteção a criança e do adolescente, desenvolverão a chamada “Rede Educativa”, uma ação que visa a proteção da infância e juventude, abordando questões de exploração sexual infanto-juvenil, trabalho infantil e negligência dos pais durante a quadra carnavalesca. A Rede Educativa funcionará nos três dias do carnaval das 18h às 6h da manhã com trabalhos de abordagem e sensibilização. Durante o dia funcionará um plantão com membros do Conselho Tutelar e Comissariado de Menores. Ao todo serão mais de 80 pessoas envolvidas. A rede funciona com a parceria da prefeitura de Parintins, Conselho Tutelar, Semed, Comissariado de Menores, Semast, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (C.M.D.C.A), educação estadual e municipal, Ministério Público, Procuradoria, Instituições religiosas, UFAM, Polícia Militar, entre outros segmentos.

JURADOS

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, responsável pelo evento, definiu os cinco jurados que participarão do Carnailha 2011. Os escolhidos são pessoas envolvidas com cultura e arte.

O trabalho da secretaria consiste ainda no treinamento de recepcionistas que vão trabalhar na festa, com a aplicação do questionário socioeconômico para conhecer o perfil dos turistas, por se entender que é importante conhecer a demanda e melhorar o atendimento aos visitantes. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.