Tudo pronto para a procissão em honra a São Pedro no Rio Negro neste sábado

Manaus – A Arquidiocese de Manaus e a Colônia dos Pescadores, estão com tudo preparado para a grande homenagem que farão a S. Pedro, o padroeiro dos pescadores, na 64ª procissão fluvial pelo Rio Negro, acompanhado por um grande numero de fies em dezenas de embarcações.

A tradicional procissão ocorre durante todos os anos em Manaus e Dra uma coloração especial na tarde deste sábado no rio Negro, com os fies navegando pela orla, com cânticos e preces em louvor ao santo religioso na capital amazonense. 

Os organizadores desse tradicional evento religioso, esperam aproximadamente 200 embarcações, médias, grandes e pequenas transportando fies nesse demonstração de fé cristã.

A procissão o, deste ano será a primeira comandada pelo novo arcebispo de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani, que substituiu no posto a Dom Luiz Soares Vieira.

O tema da homenagem a São Pedro que será exibido na procissão, mais uma vez vai lembrar os jovens: “São Pedro sobre as águas convoca os jovens a proclamar o ano da Fé”.

Trajeto

Os barcos saíram do Porto das Catraias, no bairro Educandos. De lá, seguiram rumo à Ponte Rio Negro; Compensa, zona Oeste. No retorno, passarão pelo local de largada e seguirá até ao Porto Chibatão, zona Sul.

Balões, faixas e muita oração marcaram a homenagem que os trabalhadores do porto fizeram ao santo junino. Ao chegar à feira da Panair, começou o trajeto por terra.

A exemplo dos anos anteriores barcos da Marinha participarão do evento assim como a banda da Polícia Militar do Estado, que ajudarão a animar esse momento de fé, executando tradicionais músicas católicas.

Paradas 

No total, cinco paradas estão previstas durante o percurso de quase três horas pelo Rio Negro – nos bairros do São Raimundo e Compensa III (Ponta do Ismael), comunidade São Pedro, Ponte Rio Negro e Porto Chibatão.

Durante todo o percurso, a banda da Polícia Militar estará na balsa principal executando canções e hinos de louvor. A expectativa da Arquidiocese é superar a marca de 2012 quando mais de 400 embarcações de todos os portes participaram da procissão.

Em sua última escala, os participantes serão recebidos por uma queima de fogos de 15 minutos no principal porto do Norte do País. Esta é a segunda vez que o Chibatão é escolhido pela arquidiocese para sediar o evento por sua importância econômica e social para a cidade e para a Amazônia.

Missa Campal

Participantes fluviais e terrestres da procissão de São Pedro se reuniram no Centro Cultural Zulândio, ou como é conhecido: Curral do Boi Garanhão; para celebrar por fim o santo.

Logo depois da celebração, acontecerá um arraial recheado de comidas e músicas típicas do período para relaxar e acalmar os ânimos dos devotos.

Para fazer a segurança dos fiéis, a Polícia Militar estava distribuída pelos arredores do local. “Estamos com cerca de 150 homens e sete viaturas envolvidas no evento. Apesar da marinha fazer o trabalho de segurança dos barcos, atuamos dentro das embarcações”, afirmou o Subcomandante do Comando da Polícia Militar da Zona Sul, Pedro França.

Programação

A programação em honra a São Pedro em Manaus, está assim distribuída, segundo a Arquidiocese de Manaus;

Acompanhe:

Data: 29 de junho de 2011
Local: Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Rua Inocêncio Araújo, 44 – Educandos

– 8h30min – Missa – com a benção dos pescadores.

– 12h – Louvores e Concentração para saída da procissão

– 14h30min – Saída da Procissão – Parte terrestre
Acompanhada por Dom Mário Antônio da Silva, Bispo Auxiliar de Manaus, autoridades e comunidade cristã.

Percurso: Saída Rua Inocêncio Araújo (Igreja N. Sra. do Perpetuo Socorro), Rua Manoel Urbano em direção ao Porto das Catraias em Educandos.
– 15h30min – Procissão Fluvial

Bahia do Rio Negro, lado direito da orla da Manaus Moderna. 1ª parada Bairro de São Raimundo; 2ª parada balsa do Pedro Paulo, Ponta do Ismael (Compensa III); 3ª parada Comunidade São Pedro (salva de fogos); 4ª parada Ponte Rio Negro (Benção de Dom Mário Antônio).

Concurso Barco da Fé – Durante o percurso serão escolhidos os barcos da fé.
Percurso de retorno: 5ª parada Porto da Sede do Retroporto (Chibatão) e Benção de D. Mário Antonio e salva de fogos.

18h – Chegada no novo terminal Pesqueiro Panair/Educandos e continuação da Procissão Terrestre.
Percurso: Av. Bento José de Lima e Inocêncio de Araújo (Educandos).

Missa Campal – Celebrada por D. Mário Antônio e concelebrada pelos Pe. Francisco, Pe. Amarildo e Pe. Rona
Local: Centro Cultural Zulândio (Curral do Boi Garanhão)

(Amazonianarede – Arquidiocese de Manaus –fotos: arquivo da internet)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.