Tudo preparado para o Carnaval e Carnaboi em Manaus

tundo pronto par o Carnaval no Sambódromo, de Manaus

 

 

tundo pronto par o Carnaval no Sambódromo, de Manaus
tundo pronto par o Carnaval no Sambódromo, de Manaus

Manaus, AM – Com uma programação repleta de novidades, que vai de concurso de fantasias à volta do Carnaboi para o Sambódromo, está tudo pronto para o Carnaval de Manaus, que inicia no dia 4 de fevereiro, próxima quinta-feira, com o Desfile Oficial das Escolas de Samba do Grupo de Acesso C, no Sambódromo, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. No dia 5, também na passarela do samba, será a vez do desfile das Escolas dos Grupos de Acesso A e B, seguido, no sábado, dia 6 de fevereiro, do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial.

Neste ano, o Governo do Amazonas entra com apoio financeiro de 50% do valor do projeto apresentado, enquanto o restante  parte da iniciativa privada. Desta forma, os carnavalescos têm explorado o lado criativo das agremiações, com o uso de materiais alternativos e mais baratos, para colocar as Escolas de Samba na avenida, além de contar com o patrocínio de empresas privadas para completar o pagamento das despesas.

Adequações à economia

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, está tudo pronto para mais uma grande e belíssima festa. “O Carnaval de Manaus passa por transformações e se adequa às fases econômicas pelas quais o País passa, sem perder o brilho e a alegria que leva tantos foliões para os barracões e tantos brincantes para a avenida”, afirmou.

As Escolas de Samba do Grupo de Acesso C – Tradição Leste, Ipixuna, Leões do Barão de Açu, Império do Mauá, Mocidade Independente do Coroado e Gaviões do Parque -, desfilam a partir das 21h de quinta-feira (4).

Já as Escolas de Samba do Grupo de Acesso B – Unidos do Coophasa, Legião de Bambas, Meninos Levados, Unidos da Cidade Nova, Presidente Vargas e Mocidade Independente da Raiz; e do Grupo de Acesso A –  Império da Kamélia, Vila da Barra, Beija Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Dragões do Império, Império do Hawaí e Balaku Blaku, vão desfilar no sambódromo na sexta-feira (6), às 21h, com previsão de encerramento para às 5h10 da manhã de sábado (7).

Para Climário Mesquita, presidente da Escola de Samba Balaku Blaku, que tem como tema deste ano “O alimento da vida: a fé”, as dificuldades para por a agremiação na avenida são grandes. “As agremiações, de um modo geral, se organizaram para angariar dinheiro para a produção de suas respectivas escolas de samba. Não conseguimos o apoio que almejávamos da iniciativa privada. A crise pegou a todos”, ressaltou.

No sábado (6) de Carnaval, é a vez das escolas de samba do grupo especial desfilarem na avenida do samba, a partir das 20h, na seguinte sequência: Primos da Ilha, Sem Compromisso, Unidos da Alvorada, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Vitória Régia e Andanças de Cigano.

Concurso de Fantasia e máscara

 Luxo, requinte, criatividade e animação vão compor, no próximo domingo (31) a edição infantil do Concurso de Fantasias, às 18h e no domingo gordo de carnaval – 7 de fevereiro -, os Concursos de Fantasia Adulto e de Melhor Máscara, às 19h, no palco do grandioso Teatro Amazonas, com entrada gratuita.

O evento, que acontece há 12 anos, já virou uma tradição do carnaval amazonense, pois leva um grande número de participantes para o palco do Teatro Amazonas e torna-se uma referência em beleza, graça e alegria contagiante que envolve quem concorre aos prêmios em dinheiro e quem assiste aos desfiles.

Carnaboi de volta ao Sambódromo

O Carnaboi 2016 volta ao seu local de origem, o Sambódromo, mas com formato inovador, na segunda-feira de Carnaval, 8 de fevereiro a partir das 18h30, por solicitação dos próprios representantes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e levantadores de toadas dos bois de Manaus – Brilhante, Corre-Campo e Garanhão.

A inovação é por conta do palco giratório com banda que ficará montado na área de ferradura do Sambódromo e irá maximizar o tempo de apresentação entre as bandas, dando mais eficiência à organização do evento e comodidade aos artistas e público.

Este ano, o Carnaboi retornará ao Sambódromo
Este ano, o Carnaboi retornará ao Sambódromo

Serão dez horas de muito boi-bumbá, animando os brincantes, com artistas consagrados como Arlindo Júnior, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Márcia Siqueira, Carlinhos do Boi, Canto da Mata, David Assayag e muito mais, além dos bumbás de Manaus.

A volta do evento para o sambódromo atende às solicitações dos artistas e do público do Carnaboi. “Após conhecermos a opinião do público, por meio de enquete realizada nas mídias sociais, levamos a proposta de retorno do evento ao Sambódromo para a Secretaria de Estado de Cultura”, declarou Nonato Torres, membro da comissão de artistas do Carnaboi.

Em 2015, o evento foi descentralizado para as cinco zonas da cidade de Manaus, com grande participação do público e alcançando novos adeptos do estilo.

“A experiência de levar o Carnaboi para as comunidades foi um grande sucesso. Mas, o Sambódromo foi considerado o ponto de encontro de todas as ‘tribos’, por sua localização privilegiada e central, além de oportunizar uma operacionalidade e infraestrura homogênea para todos os artistas”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Com a ausência de tururis (camisas personalizadas de cada artista do evento), serão as torcidas que levarão para o Sambódromo as cores dos seus bois prediletos e darão o tom da alegria, usando da criatividade.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura.

 

Amazonianarede-Secom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.