Todas as honras à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas

Todas honras à padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceuição
Todas honras à padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceuição
Todas honras à padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceuição

Amazonas – Dentre todos os dogmas de fé da Igreja Católica, não poderia faltar um dedicado à Nossa Senhora, mãe de nosso Salvador Jesus Cristo. Para atender a esse requisito fundamental para a fé Cristã, o Papa Pio IX instituiu o dogma da Imaculada Conceição, segundo o qual a Virgem Maria foi concebida sem mancha (do latim, macula) do pecado original.

Deus preservou Nossa Senhora da ausência de graça santificante que angustia toda a humanidade, uma vez que Maria é reconhecida como cheia da graça divina. O referido dogma também defende que Nossa Senhora teve uma vida totalmente livre de todo e qualquer pecado. O Papa Pio IX estabeleceu solenemente este dogma no dia 08 de dezembro de 1854.

Como bases que confirmam esta determinação papal, a Igreja Católica considera a própria Bíblia, destacando a passagem em que o Anjo Gabriel cumprimenta a Virgem Maria, dirigindo-se a ela como “cheia de graça”, e também escritos dos Padres da Igreja, conforme os quais, para que Jesus pudesse se encarnar no ventre da Virgem Maria, fazia-se preciso que ela estivesse totalmente preservada do pecado, para poder gerar o Filho de Deus.

Nossa Senhora da Conceição é Padroeira de Portugal, de todos os Povos de Língua Portuguesa, bem como dos estados brasileiros de Alagoas, Bahia, Sergipe e do nosso Amazonas.

Festejos

Assim, a Catedral Nossa Senhora da Conceição de Manaus organiza todos os anos, no dia 08 de dezembro, os festejos em honra à Padroeira do Amazonas: uma verdadeira união entre clero, agentes de pastoral e o povo de Deus, com o objetivo de render homenagens à Virgem Maria. A festa litúrgica em questão é tão importante, que começa antes mesmo do dia 08; do dia 29 de novembro a 07 de dezembro, os fiéis já podem venerar Nossa Senhora acompanhando ao novenário realizado durante o referido período. Desse modo, quando chega o dia 08, todos já se encontram contagiados pelo espírito de devoção à Virgem Santíssima.

Ao longo do dia 08, os veneradores de Maria comparecem às missas celebradas pela manhã, bem como às programações realizadas à tarde, como o Terço Mariano, o Ofício da Imaculada Conceição e a Procissão seguida de Missa Solene. Cada uma dessas celebrações permitem aos devotos homenagear Nossa Senhora de uma maneira diferente, mas que não se excluem entre si, pelo contrário, completam-se lindamente.

Procissão

O ponto alto das comemorações, será Procissão no final da tarde, seguida de Missa Campaç
O ponto alto das comemorações, será Procissão no final da tarde, seguida de Missa Campaç

Consequentemente, os fiéis se unem em orações e cânticos conhecidos como Ave Maria e Imaculada (“Imaculada, Maria de Deus ⁄ Coração pobre acolhendo Jesus ⁄ Imaculada, Maria do povo ⁄ Mãe dos aflitos que estão junto à cruz”), tão conhecidos, que todos rezam e cantam em uma só voz.  Todos também podem bendizer ao nome de Maria no silêncio de uma oração individual, na união para tornar maior a força do Terço, mais belo o Ofício ou mais emocionante a Procissão ao som de milhares de vozes cantando a respeito do quão Maria é cheia de graça. Por fim, os festejos se encerram com a Missa Solene, na qual todos celebram juntos como é maravilhoso poder contar com Nossa Senhora da Conceição, que se compadece de nós, pecadores, sendo nossa intercessora junto a Deus.

Amazonianarede-Arquidiocese de Manaus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.