Termina hoje cadastramento biométrico eleitoral

Eleitores de Manaus chegaram a formar filas nos quatro postos de atendimento aos eleitores que ainda estão em funcionamento na capita
Eleitores de Manaus chegaram a formar filas nos quatro postos de atendimento aos eleitores que ainda estão em funcionamento na capita
Eleitores de Manaus chegaram a formar filas nos quatro postos de atendimento aos eleitores que ainda estão em funcionamento na capital

MANAUS, AM – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou, aproximadamente, 95 mil novos títulos de eleitores em Manaus, segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Messias Andrade. Segundo ele, também foram feitas cerca de 30 mil transferências de títulos para Manaus. O prazo para a regularização do eleitorado e cadastramento biométrico de eleitores termina hoje e, nesta terça-feira (3), na véspera do fim do prazo, o movimento foi intenso nos postos de atendimento, gerando filas.

Andrade esclarece que os dados ainda não são definitivos e que os números completos serão disponibilizados com o fechamento do relatório, podendo variar em 10%, para mais ou para menos.

Até a manhã desta terça, 1.249.411 eleitores de Manaus haviam feito a revisão da biometria, representando 99,60% do eleitorado da capital, faltando apenas 0,40% de um total de 1.254.370 de eleitores.

De acordo com o secretário de TI do TRE, Messias Andrade, o Tribunal está atendendo, além dos eleitores agendados, os que não conseguiram fazer seu agendamento via internet e procuram o cadastramento biométrico.

Messias Andrade explicou que, como as vagas não estão sendo preenchidas, o TRE montou uma força-tarefa em várias comunidades para trazer pessoas que ainda precisam fazer o cadastramento biométrico.

Com isso, Messias Andrade informou que acaba gerando filas de atendimento. No entanto, ele afirmou que o atendimento vem sendo feito de forma bastante rápida e que o sistema não vem apresentando dificuldades.

“A expectativa é que consigamos alcançar os 100% amanhã (hoje) pela parte da manhã”, frisou Messias.

Segundo o secretário de TI, durante toda a manhã desta terça, juntando o atendimento dos quatros postos, mais de 1,3 mil pessoas haviam sido atendidas. Ele explicou que, até o final da tarde, os números poderiam subir para 6 mil, superarando os 4 mil atendimentos de segunda-feira.

A coordenadora do posto de atendimento biométrico localizado no balneário do Serviço Social de Comércio (Sesc), zona centro-oeste de Manaus, Antonieta de Carvalho, informou que a procura é maior pelas pessoas que não fizeram o agendamento pela internet.

Segundo ela, para o atendimento desta terça, havia o agendamento de 600 pessoas. No entanto, a coordenadora do posto informou que, só pela parte da manhã, mais de 400 pessoas já haviam sido atendidas. “Escolhemos pelo bom censo e, dependendo da demanda do horário, vamos encaixando as pessoas que chegam ao intervalo de um atendimento e outros”, disse Antonieta.

A estudante Tatiane Brandão, 17, informou que não havia conseguido fazer o agendamento via internet e resolveu procurar o posto de atendimento do TRE para buscar uma vaga e fazer o cadastramento biométrico. “Eu reuni meus documentos e vim até o posto do atendimento. Por sorte, eu consegui uma vaga e vou conseguir fazer minha biometria”, disse a estudante.

O coordenador do posto biométrico da Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus, Francisco Pereira, informou que a procura é grande. Ele disse, ainda, que estão dando prioridade para as pessoas que já haviam feito o agendamento da biometria. “Caso consigamos uma folga vamos atender esse pessoal que não conseguiu fazer o agendamento”, explicou Francisco.

amazonianarede-d24am

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.