Temporada de Cruzeiros vai atrair mais de 10 mil turistas para Manaus

(Foto: Internet)

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado, Porto de Manaus, representantes de balsas e operadoras de turismo locais definem estratégias para a temporada de cruzeiros que começa em novembro e vai até maio de 2014.

Nesse período está programada a chegada de 18 navios no Porto de Manaus com passageiros de vários países, entre eles, França, Portugal, Espanha e Inglaterra. A expectativa é que 10 a 12 mil turistas desembarquem na capital.

Em reunião realizada esta semana na sede da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, os órgão discutiram medidas para melhorar a recepção dos visitantes.

Segundo o chefe da segurança do porto, Valmir Mendonça, o turismo favorece para o crescimento da economia, mas a cidade deve estar pronta para receber os transatlânticos. Uma das medidas a serem tomadas pelas autoridades locais é a organização do trânsito na área central, que é a primeira a ser vista pelos turistas.

Para o representante da empresa Amazon Explorers, Eury Barros, é preciso organizar também o embarque e desembarque dos passageiros nos ônibus turísticos. “O espaço para os veículos estacionarem é muito restrito devido à confusão de carros que ocupam a área externa do porto. Isso causa atraso na programação dos roteiros, que muitas vezes não é cumprido na íntegra e os turistas acabam perdendo a oportunidade de conhecer mais de Manaus”, destacou.

De acordo com a diretora de Turismo da Manauscult, Enilda Lins, a partir desses dados será possível estudar e definir ações para melhorar a passagem dos estrangeiros pela capital. “Vamos priorizar a desobstrução do trânsito nas áreas no entorno do porto, além de criar pontos de ônibus específicos para os veículos de turismo e, é claro, manter a área limpa”, afirmou Enilda.

Nesse primeiro encontro também estavam presentes representantes do Manaustrans, Semulsp, Amazonastur, Balsas Verdes, Laranja e Boizão. Na próxima terça-feira, 8, acontece nova reunião entre os responsáveis para concluir as estratégias de ações.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.