Temporada de cruzeiros trará mais de 30 mil turistas ao Amazonas

Manaus – Mais de 30 mil turistas visitarão o Amazonas na temporada de cruzeiros 2012/2013. Os primeiros visitantes chegam ao Estado no dia 18 de outubro, quando aporta em Manaus o navio Amadea com 860 turistas da Alemanha. O último navio da temporada chega ao Estado no dia 2 de maio. Na temporada passada, o Amazonas recebeu 25.658, e para esta a previsão é de 30.562, o que representará um crescimento de 18,93%.

Esses turistas devem injetar na economia local cerca de US$ 9,4 milhões. Na temporada passada, a movimentação financeira foi de US$ 8,3 milhões. Além do maior número de turistas e também da previsão de um aumento na movimentação da economia local, a temporada 2012/2013 vai receber 29 navios, quatro a mais do que a passada.

Para a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, o aumento no fluxo de turistas de cruzeiros só reafirma que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado está no caminho certo, pois o fruto da promoção da Marca Amazonas no mercado internacional é o crescimento do fluxo de turistas, especialmente no segmento de cruzeiros. “Estamos colhendo frutos do trabalho realizado pelo Governo do Amazonas. Agora, o nosso foco é trabalhar para estruturar mais o Estado”, disse.

Oreni Braga confirmou que, nesta temporada 2012/2013, a Amazonastur vai continuar realizando pesquisas que traçam o perfil dos turistas que entram no Amazonas. “Esse trabalho é importante porque nos orienta em buscar sempre a melhoria”, completou.

No último levantamento foi identificado que 41,61% dos turistas tinham a procedência dos Estados Unidos, em seguida ficaram Reino Unido (27.45%) e Alemanha (19,35%). A renda média dos turistas foi superior a US$ 35 mil dólares. O gasto médio foi de US$ 139 dólares por dia, sendo que estes turistas tem uma permanência media de dois dias.

Divulgação nos Estados Unidos e Europa

O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, também está promovendo a Marca Amazonas nos Estados Unidos e em Portugal. Nos Estados Unidos, o Governo participou da promoção do Roteiro Integrado BRA (Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas). No continente europeu, o Estado está participando da 5ª edição do projeto Goal to Brazil.

Na primeira ação, nos Estados Unidos, o Amazonas foi promovido em três grandes cidades: Miami, Dallas e Nova York. Mais de 200 pessoas, entre operadores de turismo e jornalistas especializados tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos do Amazonas apresentados pela Amazonastur.

Oreni Braga diz que a promoção do Roteiro Integrado BRA nos Estados Unidos fortaleceu a imagem do Amazonas entre os norte-americanos. “A promoção do Roteiro Integrado nos EUA tem como objetivo fortalecer a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos dos três destinos brasileiros, no mercado americano, sobretudo do Amazonas, uma vez que aquele país e o principal emissor de turistas para o Estado”, disse a presidente.
Os eventos nos Estados Unidos ocorreram em forma de workshops e os participantes tiveram a oportunidade de provar doces de cupuaçu, além de escabeche de pirarucu com pirão durante o jantar. “Além da gastronomia, os convidados assistiram uma apresentação de boi bumbá e receberam material promocional em inglês”, disse a presidente do órgão.

Europa

Na Europa, o Amazonas esteve presente como destino prioritário para a Embratur no 5º Goal to Brazil, evento que ocorreu nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, em Lisboa, e contou com mais de 220 convidados especiais, tendo como representantes do Brasil o vice-ministro do Esporte, o ex-técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, entre operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas portugueses.

O objetivo do evento e proporcionar um maior conhecimento sobre o Brasil, em especial, sobre as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, como destinos turísticos, ao mercado português. Oreni Braga disse que a 6ª edição do Goal to Brazil vai ocorrer em Toronto, no Canadá, no dia 1º de novembro de 2012, e Manaus será a cidade anfitriã. “Estamos nos preparando há alguns meses para essa ação. Temos certeza que será um dos melhores Goal to Brazil”, frisou.

O Amazonas se apresentará como o representante da Amazônia Brasileira, como destino Ecoturistico do País, levando ao mercado canadense a gastronomia, cultura e outros produtos turísticos. Oreni Braga ressaltou que visando fortalecer a Marca Amazonas no mercado canadense, o Estado estará, também, em Montreal no dia 30 de outubro de 2012, realizando um Workshop de Capacitação para agentes de viagem, operadores de turismo e jornalistas especializados.

(Por:Agecom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.