Susam trabalha para cumprir a meta de vacinação contra a poliomielite, até agora, só atingiu 54,6%

Falta pouco tempo. Leve logo a sua criança para vacinar e cumpra com o seu dever
Falta pouco tempo. Leve logo a sua criança para vacinar e cumpra com o seu dever
Falta pouco tempo. Leve logo a sua criança para vacinar e cumpra com o seu dever

Amazonas – O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, reforçou nesta quarta-feira, 26 de agosto, o alerta para que os pais não deixem de levar as crianças menores de cinco anos para receber a dose de reforço da vacina contra a poliomielite, que está sendo ofertada nas unidades básicas de saúde, em todos os municípios do Estado.

Pedro Elias também está orientando as secretarias municipais de saúde, que são as responsáveis pela execução da campanha de vacinação, a redobrarem os esforços para cumprir a meta de imunizar ao menos 95% das crianças nesta faixa etária, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Segundo balanço da Gerência Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), até o momento, a cobertura vacinal está em 54,6%, ou seja, 189.732 crianças já receberam a dose de reforço da vacina contra a Pólio, na campanha que começou no dia 8 deste mês.

“Ainda temos alguns dias de campanha e é importante continuarmos mobilizados para alcançarmos a meta”, frisou o secretário Pedro Elias. Ela ressaltou que a campanha nacional da poliomielite termina na próxima segunda-feira, dia 31.

Interior

A gerente estadual de Imunização, Izabel Nascimento, salientou que alguns municípios ainda não inseriram todos os dados de vacinação no sistema que faz o acompanhamento da campanha. Segundo ela, há casos como Benjamin Constant e Anamã que, até esta quarta-feira, ainda não haviam conseguido fazer a inserção dos dados.

“Há, também, equipes vacinando nas áreas rurais, que só farão a inserção dos dados ao retornarem para a sede dos municípios. Portanto, nossa cobertura vacinal deve estar um pouco acima do que o sistema está conseguindo mostrar. Mas estamos, mesmo assim, reforçando as recomendações para a importância de as secretarias estarem mobilizadas nesta reta final da campanha, para atingir a maior cobertura vacinal possível”, destacou.

Certificação de área livre do polivírus

Graças ao êxito das campanhas de vacinação e dos esforços para manter, na rotina do Sistema Único de Saúde, uma expressiva cobertura vacinal em todo o País, desde 1990 o Brasil não registra casos de Poliomielite. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de área

livre de circulação do polivírus selvagem no seu território, juntamente com os demais países das Américas.

“Estamos há 26 anos livres desta importante doença, mas precisamos continuar integrando os esforços internacionais para mantê-la sob controle, pois há, ainda, países em que ela é endêmica, o que sempre representa um risco para os que estão livres da circulação do polivírus”, frisou Pedro Elias.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.