Além do apoio durante o Festival, secretaria direcionou UTIs adultas e neonatais para atender de forma permanente toda a população do Baixo Amazonas.
Parintins, AM – A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) iniciou a implantação do projeto de regionalização da saúde no município de Parintins, com a instalação de 54 equipamentos, nesta terça-feira (25/06), para os dois hospitais do município, o Jofre Cohen e o Padre Colombo. Ventiladores pulmonares adulto e neonatal, desfibriladores e incubadoras estão entre os equipamentos que vão reforçar a saúde no Baixo Amazonas durante e depois do 54º Festival Folclórico de Parintins.
De acordo com o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, as unidades vão oferecer suporte de vida avançado e, fortalecidas, poderão atender os casos de maior complexidade de Parintins e dos municípios próximos, reduzindo as transferências para a capital.
“Estamos começando por Parintins o projeto de implantação das Regiões de Saúde, no qual estado e município garantem uma melhor estrutura às unidades, permitindo maior resolutividade no atendimento”, disse Tobias.
Permanente
A estrutura em saúde que o Governo do Amazonas está levando para o Festival ficará, pela primeira vez, permanente no município. Parintins – que já recebeu mais de R$ 620 mil do primeiro repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para a área da saúde – foi escolhida para ser a primeira experiência do projeto de regionalização que a Susam está implantando no interior.
Com isso, o Hospital Jofre Cohen terá reforço no atendimento clínico, cirúrgico e ortopédico adulto, enquanto o Padre Colombo fica como referência no atendimento materno-infantil.
Jofre Cohen terá três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, com todos os equipamentos necessários à assistência especializada. Já o Padre Colombo terá cinco leitos de UTI neonatal, que permanecem no município como parte do projeto de interiorização da Susam.
Conforme o secretário Executivo de Saúde do Interior, da Susam, Cássio Roberto do Espírito Santo, o Governo do Estado está investindo para melhor equipar as unidades de saúde de Parintins.
Exames complexos, como tomografia e ecodoppler (ecocardiograma com doppler) também serão ofertados pela Susam no município. O serviço irá auxiliar a saúde da população durante e após o Festival. Parintins será o polo da Região de Saúde do Baixo Amazonas, que compreenderá ainda os municípios de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e parte do Pará (Faro, Terra Santa e Juruti).
Serviços durante o Festival –
Além da estrutura permanente do projeto de Interiorização da Saúde, a Susam também montou uma rede de apoio para receber os mais de 65 mil turistas esperados para o festival e atender a população do município e entorno.
A base ambulatorial da balsa ancorada no Terminal Hidroviário de Parintins, no Festival, conta com atendimento médico, de enfermagem, ultrassonografia e imunizações. A Susam ainda disponibiliza duas ambulâncias para as remoções de urgência para o evento.
Uma equipe composta por cirurgiões, intensivista, ultrassonografista, neurologista, oftalmologista, infectologista, ortopedia, ginecologista e obstetra, cardiologista e anestesistas, enfermeiros intensivistas, técnicos com especialidade em UTI será disponibilizada pela secretaria durante o evento. A rede de apoio inclui ainda motoristas, técnicos em manutenção de equipamentos e técnico da Central de Medicamentos (Cema).
Postos no bumbódromo
A Susam também irá atuar nos dois postos médicos no Centro Cultural de Parintins (bumbódromo), que funcionarão durante os três dias de apresentação dos bois Caprichoso e Garantido.
Os postos servem de suporte para o Centro de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, localizado ao lado do bumbódromo, e aos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo.
A estrutura montada pela Susam permite que os profissionais dos dois postos realizem todo tipo de procedimento de enfermagem, clínico e cirúrgico, com o objetivo de estabilizar quadros de urgência e emergência.
Amaoninarde-Secom